Processo comentado
Horsemen
por Victor Harmatiuk
Introdução
Neste artigo você vai poder acompanhar o passo a passo de uma pintura feita pelo Victor H. Harmatiuk, professor do curso de Concept Art: Personagens e Cenários. Desde a escolha do enquadramento até sua finalização. Se liga nas dicas do professor e bons estudos.
Esboço, composição e perspectiva
Primeiro um esboço com linhas, bem solto. A ideia inicial era a de mostrar essas bandeiras passando por cima da “câmera”, então aqui já consegui uma ideia da composição e perspectiva que utilizaria.
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Blocagem de valores
Aqui comecei a blocar os valores (tons de claro e escuro) da imagem. Sempre tento ir para a blocagem em manchas e formas o quanto antes, enxergo melhor assim a composição da cena. Caso precisasse de mais estrutura anatômica ou de arquitetura, seria melhor avançar mais nas linhas e definir melhor essas informações antes de partir pra pintura.
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volume
Nessa etapa começo a dar volume as formas que criei, ainda de acordo com a estrutura de valores que havia blocado, vou definindo os limites de claro e escuro (contraste) que cada “plano” da imagem pode ter. Também utilizo um pouco de do modo color dodge (ou Subexposição de cores, em português) no pincel.
Importante notar que, no caso dessa imagem, não utilizei layers para cada parte da cena. Fiz o esboço em linhas e fui pintando por cima do próprio esboço, só duplicando ele pra salvar o processo e quando sentia que iria tomar uma decisão muito importante.
blocagem de Cores
Agora começo a blocar as cores, gosto de utilizar overlay (ou sobreposição, em português) para colocar cores na pintura. Ao utilizar o modo overlay no pincel é importante lembrar que ele pode alterar a sua estrutura de valores, dependendo das cores que escolher. Utilizo ele com pouca opacidade no pincel, passando ele bem leve nas áreas que quero colorir e alterando as cores de acordo com o necessário.
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Controle de Bordas
Aqui utilizo smudge tool (ferramenta de borrar) ou o mixer brush (pincel misturador) para começar a ter um controle melhor das bordas na pintura. As nuvens possuem diferentes tipos de bordas, bem definidas e suaves, tento passar essa ideia com essas ferramentas.
Importante notar que na pintura podemos ser bem propositais com nosso controle de bordas. Na vida real as informações poderiam estar bem mais definidas, mas podemos ser mais arbitrários na pintura e definir as informações que mais queremos mostrar, muitas vezes conseguindo uma sensação etérea e uma fluidez de leitura interessante na imagem.
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Color balance
Gosto de utilizar o color balance (balanço de cores), Ctrl+B, para ir aos poucos definindo uma paleta de cores que me agrada. O que gosto nesse processo é que o color balance vai limitar um pouco as suas cores e fazer com que você tenha um gamut de cores (uma certa limitação na paleta de cores) para trabalhar. Isso faz com que a pintura fique com uma sensação mais natural e uma atmosfera mais consistente.
As cores são sempre bem relativas e podem confundir muito sua leitura da imagem se não tiver experiência. Observação e prática te darão, aos poucos, uma sabedoria intuitiva sobre sua escolha de cores.
Corrigindo antes de finalizar
Lembrando que o meio digital nos permite muitas “trapaças” se comparado ao processo tradicional. Utilizei o lasso tool e free transform (ferramenta de laço e transformação livre) para modificar o tamanho dos cavaleiros em primeiro plano. Como não os tinha em camadas separadas só pintei as deformações criadas com as modificações.
Finalizando
O processo de finalização é mais mecânico. Depois de definidas as composições de forma, cores e valores da imagem, o resto do processo é mais automático. Não fui muito pra frente em detalhes nessa imagem, já estava contente em ter demonstrado a sensação e “energia” da cena.
retoque
Últimos ajustes com levels, Ctrl+L e algumas pinceladas a mais. Por aqui considerei a pintura finalizada. Sempre podemos ir mais pra frente mas não achava mais necessário ou não tive habilidade suficiente pra continuar.
Bons estudos! 😉
Victor H. Harmatiuk