Dicas de Estudo

A importância da anatomia para artistas

Estudar proporções é uma prática muito comum para artistas, mas entender a anatomia humana é mesmo indispensável?  

Sim. O conhecimento sobre proporção nos fornece orientações básicas importantes, mas o estudo da anatomia ajuda a compreender o porquê das nuances do corpo que são visíveis e também dá uma noção de sua constituição (são vários tipos de estruturas como ossos, tendões, ligamentos, músculos e gordura). Isso ajuda a explicar como a sobreposição de cada um desses elementos muda de acordo com gênero e gordura corporal de cada indivíduo.

Sendo assim, o domínio da anatomia é indispensável para a reprodução de modelos humanos ou animais, seja em desenho ou escultura (tradicionais ou digitais). Para artistas, o estudo anatômico funciona como um guia prático para alcançar as proporções corretas, deixando não só o modelo mais natural, se esse for o objetivo, mas também permitindo uma criatividade maior na hora de criar novos personagens: mesmo quando a concepção de um modelo não segue os padrões anatômicos clássicos, o movimento e a estrutura são pensados a partir deles. É aquela velha história de saber o básico (que no caso da anatomia não tem nada de básico) pra poder pensar adiante.

Também é importante lembrar que os volumes do corpo mudam de acordo com a posição em que ele se encontra (os guias de proporção normalmente estão em posição retas) e, para entender essa mudanças, é preciso combinar a observação e o estudo de modelos vivos. É fundamental sempre procurar várias referências porque ao examinar as sutis diferenças entre fotografias semelhantes é possível reforçar o conhecimento da anatomia humana. É um trabalho contínuo e de repetição, mas, aos poucos, percebe-se que o olho fica “treinado” e capta a menor contração muscular. Trabalhar com uma única referência é limitante e são necessárias múltiplas referências para encontrar a verdadeira definição de um padrão ideal que se encaixe no modelo objetivado (tem bastante coisa legal lá no nosso Pinterest, inclusive).

Ainda falando de referências, taí uma legal de assistir:
OBS.: É só dar play, o vídeo está funcionando normalmente! E ah, ele está em inglês então, qualquer coisa, é só ativar as legendas 🙂

 

E aí? Você estuda ou estudou anatomia pra desenhar? Quanta diferença isso faz no seu trabalho?

Top