Profissão Entretenimento

Anima Mundi: O Maior Festival de Animação da América Latina

Você já conhece o Anima Mundi?

O Festival Anima Mundi é o maior evento aberto de animação da América Latina! Criada em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, é considerado um dos festivais de animação mais importantes do brasil e do mundo, já tendo exibido mais de 9000 filmes em, aproximadamente, 70 países, e cerca de 120 mil animações criadas durante as oficinas do evento. Seu público vai muito além de animadores! O evento conta com a participação de produtores, educadores de artes e, acima de tudo, fãs de animação.

Cartaz da Edição de 2019 do anima Mundi.

É interessante dizer que o Anima Mundi é um dos principais meios de criar audiência para filmes, curtas e séries animadas de produção mais independente e nacional.

Como o Anima Mundi funciona?

Durante o evento estão disponíveis diversas atrações abertas ao público, como exibições de curtas e longas de animação (que estão concorrendo no festival), palestras diversas com profissionais da área, exposições e o mais interessante para o público de fora: O Estúdio Aberto, com oficinas e workshops de animação, onde o público pode produzir alguns segundo do seu próprio desenho animado!

Confira algumas das produções que já foram feitas nas oficinas no site do Anima Mundi.

Já o Anima Fórum, que faz parte do cronograma do evento a 13 anos, é o painel do festival dedicado exclusivamente aqueles que trabalham com o mercado de animação. Com diversas palestras e bate papos entre profissionais da área, além de uma palestra principal com grandes nomes da animação nacional e internacional, este é o momento em que se pode discutir e trocar experiências sobre o mercado de animação brasileira, conhecimento técnicos e referências.

Além, é claro, de ser uma oportunidade para fazer alguns contatos profissionais e networking. Tudo isso você pode conferir nos relatórios do Anima Fórum, que estão disponíveis na internet.

O Festival, inicialmente, ocorria nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas, desde 2003 também são feitas feiras itinerantes por diversos estados do Brasil, levando uma versão reduzida do evento para cidades como Belém do Pará, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Brasília, Capivari de Baixo e Curitiba!

Premiação do Festival

Mencionamos que existem os ganhadores do Anima Mundi? SIM! Existem diversos prêmios para as animações inscritas no evento (não aquelas que foram produzidas durante o evento). A principal feita por um Júri Profissional, e também os Prêmios Especiais e os do Júri Popular de São Paulo e do Rio de Janeiro.

E além do prêmio do próprio festival, os vencedores têm grandes chances de serem indicados a premiações internacionais, como o Oscar de Melhor Curta Animado e Melhor Animação. Participar do Anima Mundi é, sem dúvida, uma oportunidade que você, animador, não pode perder!

“A Ganha-Pão” (The Breadwinner), por exemplo, é uma das produções que foi vencedora de Melhor Longa no Anima Mundi pelo Júri Popular e recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Animação em 2018. “A Tartaruga Vermelha” também é um dos vencedores da mesma categoria, em 2016, que também foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.

Você pode conhecer os principais eventos e ganhadores de edições anteriores aqui.

O Festival Anima Mundi 2019

Para viabilizar a edição deste ano, o Festival iniciou uma campanha online de financiamento coletivo (crowdfunding), através do site [Benfeitoria]. Isso porque houve um grande corte no orçamento, vindo de uma das maiores patrocinadoras do Anima Mundi. Você pode ler mais sobre isso nessa matéria da Meio&Mensagem.

É importante reforçar que, hoje, o Anima Mundi faz parte de um circuito cinematográfico mundial. O evento apresenta ao público e ao mercado cerca de 1800 filmes e curtas ao ano e o cancelamento de uma adição desencadeia um atraso nesse circuito, tanto nacional quanto internacional. Ou seja, além de um acúmulo excessivo de conteúdo para a próxima edição, a  produção será apresentada com atraso e já não terá a mesma oportunidade no mercado internacional.

As datas previstas para a edição de 2019 do Festival Anima Mundi são de 17 a 21 de julho no Rio de Janeiro, e 24 a 28 de julho em São Paulo.

Conheça mais sobre O Festival Anima Mundi e seu acervo através de seu site oficial.

Top