Profissão Entretenimento

Animações e Personagens que Tiveram o Concept Art Atualizado

É bom mudar de vez em quando, não é? Principalmente quando se trata de novas gerações e atingir novos públicos, atualizar nossos conceitos e deixar eles mais próximos da nossa realidade é algo fundamental. Por isso, a matéria especial dessa semana é dedicada à algumas animações e personagens que tiveram seu Concept Art atualizado com o tempo.

1 – Thundercats

O amado desenho animado de tanto sucesso, que foi exibido entre 1985 e 1989, Thundercats carrega seus fãs até os dias de hoje. Tamanho o sucesso, em 2011 foi lançada um reboot da série, mas a audiência foi muito baixa e a nova série animada foi cancelada no final da primeira temporada.

Já em 2018, foi anunciada uma nova versão do desenho, que estreia ainda em 2019, e dessa vez houve uma grande reação do público, mas controversa. O novo visual das personagens se assemelha ao de diversas outras séries que saíram nos últimos anos, como Steven Universe, O Incrível Mundo de Gumball, etc. Parte do público repudiou a mudança, enquanto outra gostou da nova abordagem. E você, o que achou?

2 – Andy (Toy Story)

Todos conhecemos e amamos os filmes de Toy Story, e logo logo teremos mais um no cinema. Para o bom observador, um dos trailers de Toy Story 4 mostra um flashback dos brinquedos com Andy quando criança, e ele aparece quase completamente diferente! Mas porque isso?

O primeiro filme Toy Story é uma animação 3D de 1995, mais de 20 anos se passaram desde então, e os recursos possíveis para uma animação assim naturalmente evoluíram (e que bom!). As vezes nem reparamos muito na qualidade que as animações são feitas, principalmente quando crianças, mas essa cena de Andy é um exemplo de como os recursos de animação 3D evoluíram nos últimos anos.

3 – She-ra

Outra Série que, assim como Thundercats Roar, She-Ra e as Princesas do Poder gerou reações controversas do público quando foi anunciada.

Baseada na série animada dos anos 80, She-Ra: A Princesa do Poder, a nova versão traz um visual geral mais cartunizado e personagens com aparências mais diversas e, que por parte de um público masculino e adulto, menos femininas. A produtora, Noelle Stevenson, ignorou esse tipo de crítica e a série acabou sendo um sucesso!

4 – Batgirl

Heroína da DC Comics, Barbara Gordon como Batgirl recebeu um novo visual nos quadrinhos da Novos 52. Muito mais condizente com a personagem, Batgirl agora usar jaqueta, calça e coturno, ao invés das botas e macacão justo de antes.

5 – Jovens titãs

Outro desenho animado que participou da infância de muitos, Jovens Titãs teve um dos maiores sucessos entre as animações da DC Comics e tem versões criadas tanto para outra série animada, quanto para filmes.

No filme Liga da Justiça VS. jovens Titãs, o grupo aparece em um visual mais semelhante aos quadrinhos e mais realista do que na animação original. Já na nova série animada, Teen Titans Go, as personagens são ainda mais estilizadas para atrair o público infantil.

6 – Voltron

Quem conhece o desenho Voltron: Defensor Lendário, produzido pela Netflix em 2016, nem desconfia que é, na verdade, um reboot de mais uma série animada de sucesso dos anos 80. Contudo, dessa vez, a série original foi sendo esquecida com o tempo.

A nova versão faz menção a antiga em um dos episódios da última temporada, em que Pidge assite TV e é a série original que está passando. Assim como o reboot de She-Ra, a nova versão dos personagens de Voltron mantém a essência original, tentando abranger uma diversidade visual maior e os uniformes perdem a aparência futurista dos anos 80 para roupas espaciais que lembram mais armaduras. As duas versões tentam manter um aspecto visual geral das séries animadas japonesas.

7 – Capitã Marvel

Todos estamos apaixonados com o filme da Capitã Marvel, que estreou nos cinemas recentemente, mas Carol Danvers é uma personagem que levou décadas para chegar ao que conhecemos hoje.

Originalmente ela era chamada de Ms. Marvel, na primeira aparição em 1976, sua primeira aparência era uma versão feminina do primeiro Capitão Marvel (Mar-Vell). Logo depois, em 1978, Ms. Marvel adota o visual que utiliza por vários anos depois, chamado de clássico.

A personagem passou por outros visuais, mas a Capitã Marvel que conhecemos hoje surgiu apenas em 2012, quando adotou seu mais novo visual e o título de Capitã Marvel.

8 – Ultraman

Ultraman acaba de ganhar um reboot em uma série animada pela Netflix. A série live-action original, de 1966, ficou muito famosa e levou parte da cultura japonesa de ficção científica para o mundo.

Na nova versão a história se torna muito mais dinâmica e atraente para o público, principalmente pela estética de série dos anos 60 já ser extremamente ultrapassada. Todo o aspecto tecnológico da série é renovado, assim como aconteceu em Voltron.

9 – Princesas Disney

Talvez um dos novos visuais de personagens mais comentados da internet, a aparição das princesas Disney no filme Detona Ralph 2 introduziu várias das personagens no mundo da animação 3D, padronizando também o visual que a Disney Studios tem usado em suas personagens dos filmes desde 2010.

10 – Liga da justiça

Os heróis da Liga da Justiça são muito conhecidos pelo público dos quadrinhos e todos sabemos que existem diversas versões de seus visuais ao longo das décadas em que os quadrinhos são lançados. Sem contar com os filmes live action, as personagens da Liga da Justiça tiveram diversas atualizações em seus uniformes, ficando cada vez mais condizentes com as habilidades e necessidades de cada uma das personagens. As diferenças mas montadas pelo público são entre os antigos quadrinhos a primeira série animada da Liga da Justiça, exibido pelo Cartoon Network, e o visual que começou a ser adotado na série animada Justiça Jovem que também foi utilizado em outros filmes animados e quadrinhos.

  • Além de todas essas personagens, dezenas de outras também passaram por alterações com o tempo, e isso é muito comum, já que a cada nova produção, é feito um novo concept art para as personagens, mesmo que elas já existam. Você pode saber mais sobre o que é Concept Art na matéria que fizemos aqui no site. As personagens que tem seu Concept Art atualizado são trabalho para os artistas do Character Design.

Sabia que a Escola Revolution oferece um curso de  Character Design com o ilustrador Rodrigo Wolff? Matricule-se agora e comece a estudar com os melhores profissionais ❤

Top