Modo noturno:

Apple lançará série baseada em Fundação de Isaac Asimov

4 de maio de 2018

Talvez você já esteja sabendo dos planos da Apple em lançar um serviço de streaming nos moldes da Netflix. A empresa pretende investir US$ 1 bilhão em conteúdos e dentre eles está prevista uma série baseada na série de livros Sci-Fi: Fundação do escritor Isaac Asimov.

É previsto que a série seja dirigida pelos roteiristas e produtores David S. Goyer e Josh Friedman, que trabalharam individualmente em vários filmes de super-heróis e séries de TV, como Batman Begins, além da franquia Terminator. E será produzida pela Skydance Television, que também é responsável pela série de ficção científica da Netflix, Altered Carbon. A Apple não forneceu um cronograma de gravação ou data de lançamento, mas provavelmente levará algum tempo, já que o processo está apenas começando.

A história de Fundação se passa depois que os seres humanos colonizaram a galáxia e está amplamente preocupada com os esforços de um matemático que está desenvolvendo uma maneira de prever eventos em escala galáctica através de um método chamado psico-história, e consequentemente descobre que o próspero império galáctico está fadado a cair. Então ele cria uma fundação que busca estabelecer as bases para o recomeço da civilização após seu inevitável colapso.

Faz um bom tempo que a galerinha de Hollywood vem criando planos para a adaptação da série Fundação, de Isaac Asimov

Fundação já esteve na mira de outros produtores. Houve várias tentativas de adaptar a série de livros para o audiovisual, mas sua história abrange centenas de anos e aparentemente inúmeras sociedades e personagens, isso sempre provou ser um problema. O diretor do Independence Day, Roland Emmerich, uma vez explorou a possibilidade de adaptar a série de Asimov, assim como produtores da Fox e da Warner Bros, além do fato de que Jonathan Nolan (Westworld e Interstellar) estava conversando com a HBO para adaptar a série também. Mas mesmo que até hoje nós não tivemos o privilégio de ver uma nova legião de fãs de Asimov, sua obra é vasta e já foi adaptada em outras oportunidades, como em Eu, Robô e O Homem Bicentenário.

A série Fundação é contada em sete livros, os primeiros foram publicados entre 1951 e 1953 (Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação). Em 1882 foi lançado o título Limites da Fundação e em 1986 Fundação da Terra. Os contos que narram as origens foram impressos em 1988 (Prelúdio à Fundação) e em 1993 Crônicas da Fundação.

Enquanto os livros eram populares em seu tempo, o legado da Fundação excede em muito os seus leitores. A série de livros Fundação – que fez sua estréia em 1942 – foi uma influência em referências culturais como Star Wars de George Lucas, O Guia do Mochileiro das Galáxias do escritor Douglas Adams e em partes fundamentais da premissa narrativa no recente game Horizon: Zero Dawn (2017). Também foi citado como inspiração por figuras públicas que vão desde Elon Musk até Newt Gingrich.

Top