Profissão Entretenimento

Artistas se Reúnem para Recriar Acervo do Museu Nacional

A tragédia que aconteceu com o museu nacional chocou todos nós. Foi uma grande perda para artistas, historiadores, e para a sociedade brasileira no geral. A cultura do nosso país foi prejudicada de uma forma brutal, com mais de 90% do acervo do museu destruído pelas chamas do incêndio.

O descaso com o patrimônio cultural nunca foi tão grande, a falta de verba resultou na falta de recursos para manter a segurança e proteger o museu de tal catástrofe.

Nesse momento de angústia e tristeza, nós artistas não podemos nos deixar abalar e desistir da nossa cultura. É preciso fazer o possível para recuperar o que foi perdido, da maneira que for possível.

Para fazer algo a respeito dessa situação, o evento Topia Art Experience propôs um concurso que busca convidar artistas a criar digitalmente parte do acervo perdido. A organização do evento entende que é importante que a comunidade artística brasileira se una para tentar reinventar e reimaginar aquilo que a História perdeu.

Os participantes devem escolher um dos itens que estava no acervo do Museu Nacional e reimaginá-lo. Não apenas reproduzi-lo, mas inserir o objeto em um contexto maior, o dando uma nova vida, uma nova interpretação. É possível ressaltar ou até mesmo recriar sua importância histórica.

Mas o que é o Topia Art Experience?

É um evento de artes digitais e tradicionais, desde Concept Art e Character Design até 3D e VFX. O congresso conta com a presença de mais de 20 artistas nacionais e internacionais. Para saber mais sobre o evento, veja nossa matéria completa sobre o Topia 💛

Sobre o Concurso

O concurso terá categorias 2D e 3D, e o primeiro lugar de cada categoria ganhará um ingresso, passagens e hospedagem para o evento (Além de um sketchbook e 02 prints assinados). Os segundos lugares ganham um desconto de 50% no ingresso, um sketchbook e 02 prints assinados. Os terceiros lugares ganham o desconto de 50% e 02 prints assinados. Também haverá a categoria do voto popular, com somente um vencedor que ganhará apenas o ingresso.

Inscrições

A inscrição deverá ser realizada ao enviar um email para topia@topia.com.br com a sua arte e demais documentos pertinentes (concepts, sketches, estudos). As inscrições serão aceitas até a data limite 18/01/2019, até as 23:59.

Vencedores da Edição Passada

A edição passada forneceu um passaporte para a primeira edição do evento Topia Visual Storytellers e teve como proposta reimaginar lendas brasileiras através de uma ilustração, concept art, cenário, etc.

A vencedora foi a Lorena Pimenta Bomfim, com sua representação da Caipora. Veja abaixo a ilustração:

Veja também as ilustrações vencedoras do 2º e 3º Lugar, além de algumas Menções Honrosas:

E aí, não vai perder essa chance né? Hora de começar a trabalhar para ajudar a reimaginar a história do Museu Nacional ❤️

Top