The Art Of

As Águas Brasileiras de Marcelo Lelis

O The Art Of dessa semana é sobre um ilustrador, quadrinista e aquarelista brasileiro conhecido por suas encantadoras ilustrações aquareladas, Marcelo Lelis.

Marcelo Eduardo Lelis de Oliveira é mineiro, nasceu em Montes Claros e atualmente mora em Lagoa Santa. Sem acesso aos estudos, Lelis estudava arte por meio da biblioteca do médico e artista plástico Kosntatin Cristoff, começou a trabalhar no jornal de sua cidade natal como assistente de repórter policial, mas para seu alívio, logo foi transferido para o departamento de artes, onde ilustrava sem o uso de cor, quando se mudou para Belo Horizonte começou a trabalhar no O Estado de Minas e iniciou o uso de cor em suas ilustrações, tentou pintar com lápis, porém com os prazos curtos que o jornal dava precisava de algo mais rápido, então migrou para a aquarela, o que deu muito certo, inicialmente usava somente a cor azul e com o tempo foi aprendendo mais a usar o material e acrescentando mais cores as ilustrações, além da aquarela começou a estudar desenho e composição.

Lelis trabalha em jornais, ilustra livros infantis e juvenis e histórias em quadrinhos para editoras brasileiras e também francesas, além disso, mantém sua produção autoral. Em entrevista ao site Marcos Mota, Lelis conta um pouco sobre como desenvolveu seu próprio estilo:

“Às vezes, no início, um trabalho “lembra” o de fulano e de sicrano. Com o passar do tempo, dependendo do artista, essa lembrança se dissipa e há nesse ponto um salto: a necessidade de se desprender do que o outro já deu à arte e se perguntar o que você pode contribuir com originalidade para essa mesma arte. Esse é um trabalho árduo e que requer do artista investigação mental e braçal. Não há nada material no meu desenho que já não tenha sido feito por outros artistas. As tintas, os pincéis, as texturas são conhecidos a milênios. Mas há algo nele que é impossível de se copiar: o sentimento.”

Um de seus trabalhos pessoais mais recentes, foi a história em quadrinhos Anuí, vencedora do prêmio HQ Mix de 2019, na categoria desenhista nacional, a HQ foi publicada em 2018 com a ajuda do financiamento coletivo na plataforma Catarse. A história se passa no sertão de Minas Gerais e acompanha a vida de Alice, uma menina que só dorme ouvindo sua caixa de músicas, porém a caixa estraga e a única pessoa capaz de consertá-la é Jurandir Jeitoso, um velho rabugento, ele consegue consertar tudo, no entanto, muito mal humorado será que ela vai aceitar ajudar a jovem Alice?

Descubra mais de seu trabalho:

Você pode acompanhar mais trabalhos do Lelis em seu instagram e canal do youtube.

Top