Profissão Entretenimento

Conheça a Narizinho por Pedro Bandeira

Narizinho , a menina mais querida do Brasil” é uma nova adaptação da obra de Monteiro Lobato, feita por Pedro Bandeira, que está fazendo o maior sucesso nas livrarias! Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos, o livro foi modificado para que as histórias da personagem Narizinho não reproduzirem episódios e expressões machistas e, principalmente, racistas.

Toda a obra original de Monteiro Lobato, além de ser um dos maiores sucessos da literatura infanto-juvenil do Brasil, também são permeadas de diversos estereótipos racistas, que tem chamado bastante a atenção do público nos últimos anos, embora suas adaptações mais recentes não tenham esse problema tão marcante.

Em entrevista ao Uol, Pedro Bandeira, que também é um grande admirador da obra de Monteiro Lobato, explica que as alterações feitas não comprometem em nada as aventuras de Narizinho e do Sítio do Pica-pau Amarelo, como o que acontece nos trechos abaixo:

“Na casa ainda existem duas pessoas – Tia Nastácia, negra de estimação que carregou Lúcia em pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo”

“Na casa ainda há duas pessoas: Tia Nastácia, a velha cozinheira que carregou Narizinho em pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo”.

Ele também afirma “Sua obra não perderá a qualidade se tirarmos, aqui e ali, xingamentos acachapantes”

Outra mudança marcante em Narizinho , a menina mais querida do Brasil” é a participação do primo, Pedrinho. O autor destaca que, no livro Reinações de Narizinho, o menino tem uma participação muito pequena e pouco relevante para a trama, comparando com as demais personagens, embora seja citado cerca de 300 vezes durante o livro. Na adaptação, a personagem foi quase que totalmente eliminada do texto.

Essa adaptação só aconteceu porque, em janeiro deste ano, toda a obra do escritor brasileiro entrou em domínio público, depois de 70 anos de sua morte. estar em domínio público permite que editoras e pessoas independentes usem os textos, ilustrações e personagens criados por Monteiro Lobato adaptador ou na íntegra sem terem de recorrer a direitos autorais.

O livro foi ilustrado pelo artista Renato Alarcão e conta as aventuras de Lúcia, ou Narizinho, uma menina de 7 anos extremamente criativa e que cria diversas fantasias com as criaturinhas do Sítio do Picapau Amarelo.

Narizinho , a menina mais querida do Brasil” está à venda nas livrarias e em lojas online.

Fontes: Uol e Fala Universidades

Top