Modo noturno:

Conheça Fresco – Novo Software de Pintura Digital da Adobe

18 de junho de 2019

A Adobe anunciou o lançamento de mais um de seus programas, desenvolvido para atender demandas específicas do desenho e pintura digitais: Adobe Fresco.

O nome é inspirado em uma técnica de pintura utilizada a séculos, o Afresco (ou apenas Fresco, no português europeu), que era usada para pintar tetos e paredes de construções, com base em gesso misturado com água e os pigmentos utilizados nas tintas. Essa é a técnica que foi usada para pintar os mais famosos murais, principalmente de igrejas e falácias, como a Capela Sistina, de Michelangelo.

Fresco é uma ferramenta desenvolvida para IPad, mas também terão versões para outros dispositivos similares, e o diferencial entre este e outros program,as de desenho e pintura digital é a tecnologia avançada utilizada nos brushes, que tem uma proximidade muito grande com os efeitos entre diferentes pigmentos, superfícies e utensílios, além dos pincéis já existentes no Photoshop e a possibilidade de criar seus próprios brushes com o Adobe Capture.

As novas ferramentas criadas para este programa foram denominadas Live Brushes, que é possível apenas graças à inteligência artificial do Adobe Sensei para recriar digitalmente os efeitos de pigmentos como aquarela e tinta óleo.

Vale ressaltar que o Adobe Fresco é uma ferramenta profissional, e inclui ferramentas como compatibilidade direta com outros programas, como Photoshop, que permite um trânsito fácil de um arquivo entre os programas.

O programa ainda está em fase experimental, mas você pode se candidatar para fazer parte dos testes antes do lançamento comercial neste link.

Top