The Art Of

Por que você deve conhecer o trabalho de Fernando Peque?

Fernando Peque nasceu em São Paulo, onde começou sua carreira profissional como quadrinista ao publicar uma história no Álbum do Quebra-Queixo Technorama vol. 1, personagem criado por Marcelo Campos. A partir daí começou a trabalhar com animação e trabalhou em empresas como Mtv Brasil, Tv Pinguin, 2d-Lab, Spray Filmes, Vetor Zero e Techno Image. Desde 2015 trabalha como freelancer e participou do filme Angry Birds (2016) como artista tradicional. Hoje seus clientes incluem Passion Pictures, Nickelodeon, House of Cool, Shed, Moonbot Studios, Aardman, Supaminks, Headles/ReelFx/DreamworksTv, entre outros.

Recentemente ele estudou com o famoso Dice Tsutsumi na Schoolism e desde então Peque se dedica como Visual Development Artist.

O que é a carreira de um Visual Development Artist ?

É o artista que desenvolve a paleta de cor, clima da cena (mood) e as mais variadas peças como personagens, environments e texturas. Ou seja, tudo o que podemos ver na pré-produção, geralmente usada para filmes de animações, séries animadas e publicidades utilizando animações.

Uma parte especial do trabalho de Vis. Dev é o Color Key ou o Color Script. São um quadro de cenas que contém a iluminação, o clima e reflete o tom do projeto. Color Key são utilizado em filmes, jogos e publicidades, podendo ser tradicionais e digitais.

O que Fernando Peque tem a nos ensinar em suas ilustrações?

Fernando Peque é reconhecido por sua capacidade de storytelling , tudo o que ele cria tem uma história. Como um artista de desenvolvimento ele cria mundos com personagens que se encaixam nessa narrativa. Vemos que seus trabalhos pessoais tem um propósito, não é simplesmente um estudo para ficar um resultado final bonito. Nota-se a preocupação com as cores, o clima da cena e como esses detalhes contam quem é o personagem, sentimentos e por onde ele passou.

Suas ilustrações são poderosas e nos evocam emoções, conduzindo um envolvimento mais profundo que torna a imagem mais poderosa.

Quando falamos sobre uma ilustração bem finalizada é claro que levamos em conta composição, iluminação, estilo, etc. Mas existem outros fatores que podem não ser tão óbvios e talvez a maioria das pessoas nunca pense, como: Autenticidade, narrativa, relevância cultural, e experiencias pessoais e universais.

Para explicar mais sobre o assunto, convidamos Peque para realizar uma Masterclass exclusiva, com um conteúdo totalmente focado no mercado de trabalho e desenvolvimento de portfólio nos dias 23 e 24 de setembro em Curitiba – PR.
Clique aqui para saber mais

Na Masterclass iremos aprender os princípios da teoria da cor e da cinematografia aplicada à animação e será abordado os elementos essenciais de como a cor está ligada a narrativa e ao processo de desenvolvimento visual, sempre se baseando em suas experiências profissionais ligadas à indústria nacional e internacional. Entender como este processo funciona é fundamental para se adaptar às demandas do mercado. E sim, terá portfólio review! Não fique de fora! <3

Fernando Peque

Dias 23 e 24 de setembro – Curitiba PR

Quer conhecer mais o Fernando Peque, veja essa entrevista que fizemos com ele!   😀

Thais Peixe modela, desenha e ama Netflix. Ela passa boa parte do final de semana cultivando seu vício em desenhos e comendo brigadeiro. Não se engane: ela parece fofa mas faz uma cara que brava que ó.

Top