Dicas de Estudo, Profissão Entretenimento

Conheça os Melhores Bancos de Imagens Online

Para quem trabalha ou apenas se diverte fazendo arte, o uso de imagens de referência é muito comum e fundamental para qualquer que seja a linguagem artística que você trabalha, principalmente para os estudos.

Mas algumas vezes temos um pouco de dificuldade de encontrar boas imagens de referência, entre fotos ou outras ilustrações. Por isso, hoje vamos apresentar alguns dos principais sites que servem como bancos de imagens de fotos e/ou ilustrações!

ArtStation

O ArtStation é uma das principais plataformas usadas por artistas de todo o mundo como seu portfólio online. Pela enorme quantidade de trabalhos artísticos que são postados diariamente na plataforma, ela acaba se tornando uma excelente fonte quando se busca outros trabalhos artísticos para estudar, ou apenas para apreciar.

Além disso, a plataforma também oferece meios para o encontro de trabalhos comissionados ou até contratos, vender seu trabalho por conta própria e se conectar com outros artistas que trabalham na mesma área que você.

Shutterstock

O site Shutterstock oferece uma biblioteca com mais de 300 milhões de imagens, entre fotos e ilustrações, e vídeos gratuitos. São imagens de todos os tipos de coisas, pessoas, objetos, paisagens, que você pode usar como referencia para anatomia, composição, iluminação, perspectiva, entre outros.

Pinterest

O Pinterest é, com certeza, uma dos bancos de imagens mais utilizados por todos os tipos de pessoas, por causa da quantidade e variedade de imagens, para todos os interesses.

A plataforma não é focada em divulgação artística ou imagens para referencias para esse fim específico, apesar de ter bastante desse tipo de conteúdo, mas a maior parte dos seus usuários acaba utilizando o aplicativo para referencias de estilo, looks, ideias para casa, artesanatos DIY, etc, e você pode salvar e organizar suas pastas dentro do próprio site ou aplicativo.

Character Design References

A biblioteca visual oferecida pelo site Character Design References é voltada especificamente para quem está procurando alguma referência para seu design de personagem e possui centenas de imagens sobre anatomia de diferentes partes do corpo humano, além de designs de personagens famosas, silhuetas, e os mais variados tipos de personagens que você pode imaginar!

O site também oferece uma série de entrevistas com diversos artistas que trabalham com design de personagens e planos para membros, que participam de propostas do site, além de diversos outros benefícios de divulgação.

Pixabay

Assim como o Shutterstock, o Pixabay também é um banco de imagens bastante vasto, que disponibiliza gratuitamente mais de 1 milhão de imagens vetorizadas ou PNG, fotos e vídeos que você pode usar livremente como referência em seus estudos de desenho e pintura.

A plataforma também tem sua versão em aplicativo para dispositivos móveis.

Deposit Photos

O Deposit Photos é outro site na linha do Shutterstock e Pixabay, que disponibiliza gratuitamente imagens vetorizadas, fotos e vídeos de alta qualidade e também está disponível como aplicativo.

Getty Images

O Getty Images é quase mais um side na linha do Shutterstock, mas este traz uma diversidade de pessoas e situações que fogem do genérico das fotografias. Todas essas imagens também são de uso livre e podem ajudar bastante se você está procurando pessoas bastante diversas para seus estudos.

Projeto #ShowUs: 

Show Us é um projeto de fotografia realizado de Dove, em parceria com o Getty Images e a Girlgaze que produziu e disponibiliza gratuitamente mais de 5 mil fotografias de todos os tipos de mulheres que você pode imaginar! Foram 116 fotógrafas de 39 países diferentes.

O objetivo do projeto é divulgar todos os tipos de diversidades femininas e não-binárias como essas pessoas realmente são, não como os outros acreditam que elas devem ser.

As fotógrafas continuam expandindo a galeria visual e todas essas imagens estão disponíveis em uma galeria especial do Getty Images.

Colorhunt

O Colorhunt tem uma proposta um pouco diferente dos outros sites que falamos até agora. Ao invés de uma galeria de imagens, o site disponibiliza uma galeria de paletas de cor e suas sugestões podem ser usadas para estudos de cor, luz e sombra em ilustrações.

O site também permite que os usuários criem sua próprias paletas, salvem e compartilhem elas com os outros usuários, passando antes por uma filtragem da equipe do site.

Nappy

Nappy teria tudo para ser mais um site como o Shutterstock, Deposit Photos, e outros bancos de imagens, mas essa plataforma traz uma proposta diferente de fotografia, que retrata pessoas negras e pardas em seus cotidianos!

A proposta surgiu para suprir a necessidade de representatividade racial, que não era muito grande em sites mais usados e famosos. O Nappy também permite que fotógrafos contribuam com seus trabalhos para seu banco de imagens.

Color Palettes

Assim como o Colorhunt, o site Color Palettes disponibiliza centenas de sugestões de paletas de cor, mas essas são todas baseadas e publicadas com uma imagem de origem e você pode buscar a de sua preferência com a busca baseada nas cores principais de cada paleta.

Croquis Cafe

Croquis Cafe é um projeto que usa as plataformas do Vimeo e Pinterest para divulgar filmagens gratuitas de sessões de modelo vivo!

Nem todos nós temos acesso a esse tipo de aula, que é tão importante para o aprendizado de anatomia e gestual de desenho, e aqui você pode encontrar uma alternativa fácil e acessível para isso!

Apesar da importância do uso de referências, é sempre bom lembrar que que é um assunto bastante discutido e usar uma foto ou ilustração como referência não é desenhar por cima 😉

No episódio #28 do nosso podcast, o Sala 1604, Murilo Stupak, Victor Harmatiuk e Luis Kemmerich têm uma conversa bastante interessante sobre o uso de referências no desenho e na pintura, que você pode ouvir aqui:

A designer gráfica e ilustradora, Jordana Alves, fez um post em seu Twitter com alguns dos seus sites para imagens preferidos, além de diversos outros tipos de links bastante úteis para quem trabalha com design, que você pode conferir AQUI! Obrigada, Jordana!

Para terminar, aqui você pode conferir uma lista rápida de outros bancos de imagens online:

Top