Dicas de Estudo

Criando uma animação de ondas no Blender

Grant Wilk trabalhou durante 4 meses para criar uma animação 3D de uma simulação de um mar com ondas. O processo pode ser visto no vídeo abaixo, onde ele conta como foi cada etapa do processo.

No início do vídeo, ele mostra sua pesquisa para entender como uma onda é formada, e quais são as forças que agem na aparência da onda. Com base nesse estudo, ele estabeleceu três elementos base para compor o seu modelo: 1) Criador de ondas; 2) Solo da praia; e 3) Fluido. A partir disso, o artista constrói diferentes modelos, variando sempre um elemento em cada modelo para criar ondas diferentes.

Depois de testar cada um dos modelos, ele escolhe a opção que ao seu ver mais se assemelha com um movimento de uma onda real. Foram 8 horas ajustando configurações, 48 horas de baking e cerca de 240 horas de render! A simulação final pode ser vista em 8:44 do vídeo.

Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Lesterbanks
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