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Engines para o Desenvolvimento de Jogos

Não é segredo que o número de produções independentes*, não apenas no universo dos games, têm crescido muito nos últimos anos. Um dos motivos para isso é o aumento dos espaços de divulgação, principalmente online, e de ferramentas disponíveis para o desenvolvimentos destes produtos.

Quando falamos especificamente de jogos, estamos nos referindo a plataformas de divulgação como Itch.io Amazon, e algumas engines para a criação do produto, que é a pauta da matéria desta semana.

Produções independentes, também conhecidas como indies, são aquelas criadas por um pequeno grupo de desenvolvedores, sem qualquer tipo de ajuda de grandes empresas da área *

Softwares vs. Engines 

Você sabia que softwares e engines não são exatamente a mesma coisa? Antes de irmos de fato para o tema da matéria, vamos entender o que cada um dos termos significa.

Pode-se dizer que um software é um conjunto de instruções lógicas, escritas em um linguagem de programação, que trabalham para o funcionamento de algo. Segundo o site Info Escola, este funcionamento acontece da seguinte forma: “Cada ação é determinada por uma sequência, e cada sequência se agrupa para formar o programa em si. Estes comando se unem, criando um programa complexo [o software].”

Já uma engine, também conhecida como motor gráfico, de acordo com o site TecMundo “é uma biblioteca; um pacote de funcionalidades que são disponibilizadas para facilitar o desenvolvimento de um jogo e impedir que sua criação tenha que ser feita do zero”.

Engines de Destaque no Mercado

Para dar início a conversa, vamos falar sobre dois motores de grande destaque dentro da área de desenvolvimento de games, Unreal Engine e o Unity.

Unreal Engine (Epic Games)

Engine da Epic Games, Unreal Engine.

A primeira versão do motor gráfico desenvolvido pela Epic Games surgiu em 1998 e veio a público através do jogo Unreal, desenvolvido pela própria empresa. Desde então mais três versões foram criadas, sendo que sua  atualização mais recente (Unreal Engine 4) aconteceu em março de 2014.

VALORES

Desde 2015 a Epic Games disponibiliza a Unreal Engine para todos os desenvolvedores de forma gratuita, com apenas uma exceção: Caso o produto lançado no mercado comece a gerar lucro para o desenvolvedor, 5% deste rendimento deve ser pago em royalties para a empresa.

Você pode fazer o download através de duas categorias: Game Developers Enterprise.

Ah, outra informação muito importante é que o fato da engine não ser paga não diminui os seus recursos. Ou seja, a versão que você utiliza para produzir os seus jogos é a exatamente a mesma que a Epic usa para desenvolver seus produtos.

RELAÇÃO EMPRESA-ENGINE

Algumas empresas podem não ter uma atuação bem definida quando o assunto é suporte para os seus motores, mas, este não é o caso da Epic Games. Entrando no site da Unreal Engine você encontra logo de cara informações sobre o que é o motorquais são os seus recursos disponíveis e até mesmo quais são as plataformas que ele atende.

Além disso, o site oferece as abas “learn” e “community“, sendo que a primeira oferece acesso à documentos explicativos, tutorias em vídeo, à própria página de suporte do site entre outros recursos para ensinar os novos usuários a trabalhar com a engine. E a segunda, direciona os desenvolvedores para fóruns, grupos de usuários e espaços semelhantes.

PLATAFORMAS

Unreal Engine 4 trabalha com as seguintes plataformas:

CONSOLES 
  • PlayStation 4
  • Xbox One
  • Nintendo Switch
DESKTOP E MOBILE
  • Apple (MacOS e IOS)
  • Android
  • Windows
  • Linux 
  • HTML 5
  • Steam
REALIDADE VIRTUAL
  • PlayStation VR
  • Oculus
  • Samsung Gear VR
  • VivePort
  • Magic Leap 
  • DayDream

JOGOS FEITOS COM A UNREAL ENGINE 

Unity (Unity Technologies)

Engine da Unity Technologies, Unity 3D.

O motor Unity foi desenvolvido pela Unity Technologies, uma empresa dinamarquesa de desenvolvimento de videogames. Sua primeira versão surgiu em junho de 2005 e atualmente conta com mais seis atualizações, sendo que a partir de 2017, com a implementação de um modelo de assinatura, a nomenclatura dessas versões passaram de Unity 3, por exemplo, para Unity 2018. Ou seja, de acordo com o ano corrente.

VALORES

O sistema de preços desta engine oferece três planos: O Plus, o Pro e o Personal.

O plano Plus, para amadores, é ofertado por R$ 55 por mês com um ano pré -pago ou R$ 80 mensais. Ele oferece um suporte da própria Unity para os desenvolvedores que querem acelerar o seu aprendizado e o seu desenvolvimento. Este plano está disponível para aqueles que não possuem uma receita bruta anual acima de US$ 200.000.

Já o plano Prodestinado para equipes e desenvolvedores freelancers, é ofertado por R$ 400 mensais, incluindo acesso à especialistas da Unity, consultores e todo o suporte ao cliente. Além de outros benefícios que podem ser consultados na Unity Store

E por fim, o plano Personal, uma versão gratuita para iniciantes. Diferentemente dos outros dois planos, esta versão não oferece nenhum tipo de suporte ou consulta da própria equipe da Unity e está disponível apenas para aqueles que não possuem uma receita bruta anual de mais de US$ 100.000.

RELAÇÃO EMPRESA-ENGINE

O suporte da Unity é bem sólido quando se trata de auxiliar novos desenvolvedores no uso do sistema e na criação de jogos em si.

A empresa oferece dois serviços que se destacam: A Unity Learn, que assim como no site da Unreal Engine, disponibiliza tutoriais gratuitos e materiais de referência de forma mais ampla, além de alguns treinamentos on-line e um suporte premium; E a Unity Game Dev Courses, página específica da empresa para divulgar seus cursos de desenvolvimento de jogos.

Unity ainda oferece alguns cursos presenciais e dá acesso à aba de comunidade da engine. 

PLATAFORMAS

Unity trabalha com as seguintes plataformas:

CONSOLES 
  • PlayStation 4
  • PlayStation Vita 
  • Xbox One
  • Nintendo Switch
  • Nintendo 3DS
DESKTOP E MOBILE
  • Apple (Mac e IOS)
  • Windows
  • Universal Windows Platform
  • Steam OS
  • Linux 
  • Facebook Gameroom
  • Android
REALIDADE VIRTUAL
  • PlayStation VR
  • Oculus Rift
  • Samsung Gear VR
  • Google Cardboard Android & iOS
  • DayDream
  • Steam VR PC & Mac
  • Windows Mixed Reality
  • Apple ARKit
  • Google ARCore

JOGOS FEITOS COM A UNITY

Engines Mais Simples

Trabalhar com motores que estão em evidência no mercado pode acabar se tornando uma tarefa difícil e, por este motivo, separamos duas engines, consideradas mais simples, mas que também permitem a criação de jogos. Estamos falando do Construct e do GameMaker. 

Construct 3 (Scirra)

Engine da Scirra, Construct 3.

Construct 3 é a terceira versão do motor gráfico desenvolvido pela Scirra, uma empresa britânica dedicada ao desenvolvimento de engines. Sua proposta é permitir a criação de jogos por “não-programadores”, através do estilo drag-and-drop com editor visual.

VALORES

engine oferece três planos pagos diferentes, sendo eles um individual, um para empresas e um para organizações educacionais, e uma versão gratuita um pouco diferente do que já vimos.

O primeiro (Individual) pode ser comprado por R$ 31,99 por mês ou R$ 349,99 anuais. Já o segundo, que é destinado à empresas, é ofertado de acordo com três categorias: Startup License, para empresas que têm a receita vitalícia menor do que US$ 50.000 e os ativos líquidos forem inferiores a US$ 100.000, Business Licenseque refere-se a licença comercial padrão, contabilizada por acentos, e Gambling License, específica para jogos de azar. Você pode conferir os valores acessando o site da Construct 3Por fim, o plano destinado a instituições de ensino pode ser adquirido pela valor de R$ 44,99 mensais, para 25 acentos, ou R$ 139,99 por ano.

A versão gratuita da engine, como mencionamos, é um pouco diferente. Ela não está disponível para download e dever ser utilizada através do seu navegador, sem a necessidade de se estar on-line (após o primeira carregamento). Ah, para usar esta versão gratuita você não precisa necessariamente de um computador. Ela funcionada tanto em desktops, quanto tablets e celulares.

RELAÇÃO EMPRESA-ENGINE

Assim como as demais engines mencionadas, Construct 3 apresenta um bom suporte, com as abas “learn” e “community” bem estruturadas. Nesta primeira, além do acesso a documentos e tutoriais, os desenvolvedores têm acesso ao “guia do inciante“, dedicado aos usuários novos dentro do programa. Já na aba “community”, os desenvolvedores podem encontrar os fóruns de discussão e o mais interessante: O blog da Construct 3, com posts atualizados com dicas e novidades do motor.

PLATAFORMAS

As plataformas que o Contruct 3 suporta são:

CONSOLES 
  • Xbox
DESKTOP E MOBILE
  • Apple (Mac e IOS)
  • Android
  • Windows
  • Universal Windows Platform
  • Linux 
  • HTML 5
  • Steam 
  • Facebook Gameroom

JOGOS

GameMaker Studio 2 (YoYo Games)

Engine da YoYo Games, GameMaker Studio 2.

Acredite se quiser mas as primeiras versões desta engine não foram desenvolvidas para a criação de jogos e sim, de animações 2D. Pois é! O lançamento da sua primeira versão, chamada Animo, foi em 1999. Mas foi só em 2012 que a versão própria para desenvolvimento de jogos surgiu oficialmente no mercado. Hoje em dia o motor funciona com base na sua última atualização, que aconteceu em 2018.

VALORES

GameMaker disponibiliza uma versão gratuita para download e outras quatro pagas, sendo elas nas categorias creatordeveloperconsole e education.

A categoria creator pode ser comprada a partir de US$ 39 e permite que os jogos produzidos sejam publicados no Windows MacOS. Já a categoria developer, que permite que os usuários publiquem suas produções em plataformas mobile desktop, incluindo o Xbox One Creators Programestá disponível a partir de US$ 99.

A categoria console pode ser adquirida a partir de US$ 399 e, como o próprio nome já diz, permite que as produções estejam disponíveis para consoles como Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. Por fim, a categoria education, disponível para fins educativos, está disponível a partir do valor de US$ 30.

RELAÇÃO EMPRESA-ENGINE

O suporte da engine GameMaker não deixa a desejar, assim como o dos outros motores já mencionados. Sua aba “learn” disponibiliza inúmeros tutorias gratuitos em vídeo e escritos, além de documentos e materiais complementares. Além disso, no próprio site é possível encontrar o que eles chamam de “Notas de Lançamento“, que refere-se às atualizações do programa.

Ah, assim como o Construct, GameMaker tem um blog sempre atualizado com novidades relacionadas ao universo dos games e ad últimas atualizações que estão sendo implementadas ao motor.

PLATAFORMAS

As plataformas que o GameMaker suporta são:

CONSOLES 
  • PlayStation 4
  • Xbox One
  • Nintendo Switch
DESKTOP E MOBILE
  • Apple (Mac e IOS)
  • Android
  • Windows
  • Universal Windows Platform
  • Linux 
  • HTML 5

JOGOS

Se você quiser saber mais sobre a indústria de jogos digitais, leia a nossa matéria especial “Quero Trabalhar com Jogos Digitais – Parte 1 e 2”.

Entramos em um novo ano e queremos saber o que vocês querem de diferente por aqui! Você pode nos enviar sugestões de novos conteúdos através do e-mail now.revonow@gmail.com! (:

18 anos, cabeça nas nuvens e viciada em marca-páginas,
Prazer.

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