Profissão Entretenimento

Existe Outro Caminho – A HQ que Conta a História do Rap Nacional

Existe Outro Caminho é um projeto pioneiro nas artes e na história da cultura brasileira! A HQ autoral contará, nesta primeira edição, um pouco da história do surgimento do Rap brasileiro, e será uma das primeiras e únicas publicações que resgatam essas origens.

O projeto surgiu com os estudantes de publicidade de propaganda da UFPR, Douglas Lopes, designer e ilustrador da HQ, e Max Koubil, roteirista das histórias, como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos dois, que também têm o Rap como parte de suas vidas. O prólogo você pode ler AQUI!

O projeto da história em quadrinho surgiu, inicialmente, com o objetivo de mostrar como o rap e hip-hop nacional manteve sua essência ao longo dos anos e com as drásticas mudanças devido a sua popularidade. Mas, com a pesquisa teórica que seria necessária, os autores notaram que a literatura sobre o assunto era praticamente inexistente e, o pouco que tinha, não estava sendo produzido pelas pessoas que realmente estavam fazendo o Rap acontecer. Assim nasceu Existe Outro Caminho.

Essa primeira parte vai contar como o rap nacional começou a surgir nas festas do Largo São Bento, na cidade de São Paulo dos anos de 1980, até o início dos anos 1990, com o lançamento do disco Raio-X do Brasil, do Racionais MC’s. A história quer mostrar como tantas pessoas abriram seus caminhos através dos estilos musicais vindos das periferias, sem esquecer e honrando suas origens, mostrando como o rap se tornou o que é hoje.

O projeto está sendo bastante conhecido por aí pela belíssima arte de divulgação que retrata os rappers Emicida e Mano Brown com roupas tradicionais japonesas.

Existe Outro Caminho está no Catarse para financiamento e lá você pode saber mais detalhes sobre esse projeto incrível e como apoiá-lo!

 

Fontes: Rap Mais e Catarse

Top