The Art Of

Hugo Canuto e Os Contos dos Orixás

O The Art Of de hoje é dedicado ao quadrinista e ilustrador brasileiro Hugo Canuto. Suas HQ’s estão se tornando algumas das de maior sucesso entre os publicações nacionais independentes.

Hugo nasceu em Salvador, na Bahia, e é arquiteto de formação, pela Universidade Federal da Bahia. Em 2012 mudou-se para o Canadá, mas hoje moda na cidade de São Paulo.

Quase todos os seus trabalhos tem referências diretas à cultura baiana e afro-brasileira, a qual ele cresceu e se identifica.

É autor de quadrinhos como a coletânea Máquina Zero 2 e A Canção de Mayrube, uma aventura inspirada na mitologia dos povos nativos da América.

Seu projeto de maior sucesso é Contos dos Orixás, uma história em quadrinhos que conta as histórias dos Orixás, divindades das religiões de matriz africana, em especial a mitologia Yorubá.

Hugo sempre foi um fã das grandes sagas de heróis, como Marvel e DC, e isso, junto com A Canção de Mayrube, o inspirou a fazer algumas artes que recriavam capas dos quadrinhos Marvel dos anos 1960, que foi uma homenagem aos 99 anos do quadrinista Jack Kirby, com algumas dessas figuras da mitologia Yorubá que teriam alguma relação com alguns dos heróis.

As ilustrações fizeram tanto sucesso que Hugo começou a desenvolver os Contos dos Orixás, ainda em homenagem à Jack Kirby, com uma estética que é diretamente inspirada nos quadrinhos clássicos da Marvel. O projeto foi financiado em 2017 e voltou ao financiamento coletivo no início deste ano, para uma segunda edição, e arrecadou 757% do seu objetivo!

“Era um tempo de reis e heróis sobre a terra…ali, entre o oceano seco de areia e as florestas de chuva, havia um mosaico de povos cujas cidades, feitas de marfim e bronze amavam a guerra e o comércio com a mesma intensidade…artesãos, sábios e feiticeiros, que marcaram para sempre dois continentes.”

As histórias apresentam as personagens da mitologia afro-brasileira mais como super-heróis do que como deuses e divindades, mas respeitando preservando as características das personagens e suas origens.

Descubra mais do seu trabalho:

Você pode acompanhar mais do trabalho de Hugo Canuto em seu Instagram e site oficial.

Top