Profissão Entretenimento

Modelagem para Impressão 3D

Na opinião de muitos, a impressão 3D já é uma das invenções que está revolucionando a tecnologia, e que promete ainda mais possibilidades para o futuro.

Impressoras 3D mais sofisticadas tem surgido cada vez mais nos últimos anos, com a popularização dessa tecnologia, com a demanda por elas crescendo, assim como os profissionais capacitados à inovar nessa área e também com preços cada vez mais acessíveis.

Servindo como um modo mais eficiente de confeccionar peças utilitárias, a impressão 3D já é usada, principalmente, na medicina e engenharia. Para a medicina, alguns dos principais usos são a produção de próteses, transplante de órgãos e substituição de ossos e cartilagens comprometidos, entre tantos outros exemplos. A produção dessas peças acaba sendo mais vantajosa pois reduz o altíssimo custo que muitos procedimentos médicos têm hoje, além de possibilitar e redução do tempo de espera para os pacientes.

Para peças mecânicas as vantagens são as mesmas, ainda mais considerando que determinadas peças podem não ser tão facilmente encontradas, ou são apenas feitas sob encomenda, além da substituição e conserto de peças danificadas.

Esses artigos da Fluxo Consultoria e do Portal Telemedicina falam mais sobre o tema.

Se você quiser saber mais sobre o processo da impressão 3D e detalhes técnicos, escute o episódio #039 (Impressão 3D) do Sala 1604, nosso podcast.

Mas estamos aqui para falar de arte!

E dentro deste universo, a impressão 3D se faz presente na produção de esculturas, colecionáveis e action figures. E tudo isso é possível graças a modelagem 3D!

Já conhece o que é modelagem 3D?  Confira AQUI nosso artigo completo sobre isso!

É claro que para fazer a impressão do seu modelo 3D, ele deve ser feito com base nas possibilidades que essa tecnologia oferece hoje. Mas isso não quer dizer que não podemos imprimir aqueles modelos simplesmente sensacionais que vemos por aí! Você pode conferir um pouco mais sobre isso no vídeo do canal Revolution sobre modelagem para impressão 3D. Confira:

Para isso, o software ZBrush é um dos mais utilizados, já que é um programa que possui todas as ferramentas necessárias para fazer um modelo para impressão. Para conhecer melhor o programa, você pode assistir ao nosso curso gratuito no youtube.

Diferente das impressoras de filamento, que são as mais conhecidas e acessíveis, as impressoras que utilizam resina para impressão podem conseguir um nível de detalhamento muito grande, e é justamente com elas que as esculturas saem dos computadores para o nosso mundo!

Neste vídeo do canal Mol Tech tem uma explicação de como funciona uma impressora de resina e o porque ela é ideal para estátuas, o canal também produz um grande conteúdo sobre o assunto, em diversas outras áreas além da arte também. Confira:

As vezes olhamos para um modelo 3D e pensamos “MEU DEUS! Tem certeza de quem não é uma escultura de verdade!?”, pois esses artistas que vamos mostrar realmente fizeram seus modelos serem impressos e eles são simplesmente incríveis!

Victor Hugo Sousa

Daniele Danko Angelozzi

James W Cain

Fabiano Carlos Coelho

Maria Ponfilova

Andrew Martin

IHazToys

Esse mercado é movimentado principalmente pela cultura pop e vem crescendo cada vez mais, com a necessidade de mais profissionais capacitados para o trabalho. Pensando nisso, o revoprof Giovani Kososki dará inicio a uma turma de modelagem para impressão 3D no segundo semestre de 2019. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

Top