Dicas de Estudo

Melhore sua forma de estudar com a Técnica Pomodoro

Esta é uma técnica simples, de baixa tecnologia, qual exige que você tenha apenas um temporizador pra te avisar quando seu tempo acabar, papel e caneta. A Técnica Pomodoro (ou Técnica do Pomodoro, dependendo da tradução) é uma técnica com foco em melhorar a sua produtividade, desenvolvida por Francesco Cirillo lá nos anos 90. É uma das técnicas de gerenciamento de tempo mais respeitadas no mundo todo e seu objetivo é reduzir distrações e aumentar o foco para alavancar os seus estudos ou o seu trabalho. Além deste artigo que aqui se inicia nós temos um podcast Tempo: Aprendendo a se Organizar e Manter o Foco que cita a Técnica Pomodoro e também outras técnicas de gerenciamento de tempo.

Quatro Princípios Básicos

A Técnica Pomodoro segue quatro princípios básicos. E eles são:

  1. Trabalhe com o tempo e não contra ele;
  2. Elimine o esgotamento;
  3. Lide com suas distrações;
  4. Crie um equilíbrio melhor entre o estudo/trabalho e a sua vida.

Trabalhe com o tempo

A Técnica Pomodoro permite você focar tarefa por tarefa. Se você seguir os passos e focar uma tarefa por vez, o processo de estudar se torna muito mais fácil. E você consegue fugir do instinto de estar sempre correndo contra o tempo ou entrando no loop cerebral das preocupações.

Elimine o esgotamento

Eliminar o esgotamento é uma das coisas que torna este método uma técnica de produtividade incrível. As pausas rápidas que você faz depois de completar cada ciclo é uma boa forma de acabar com o esgotamento. Estas pequenas pausas permitem que você consiga descansar a sua mente, aumentando o seu foco no próximo ciclo, aumentando a velocidade dos seus estudos e fazendo com que você não canse rapidamente.

Lide com as distrações

Lidar com as distrações é outro ponto chave dessa técnica. Você não vai atingir os resultados que espera se não conseguir lidar com as distrações e focar no que importa. Esteja certo de que você está estudando em um lugar silencioso ou garanta alguns fones de ouvido que isolem bem os ouvidos dos barulhos indesejados. E também, durante o tempo em que você estiver estudando, se comprometa em estar focado; não abra o Facebook, seu e-mail e não cheque mensagens ou faça coisas que você sabe que vão te distrair.

Crie um equilíbrio melhor entre trabalho/estudo e a sua vida

O último princípio da Técnica Pomodoro é na verdade um subproduto adquirível ao executar a técnica corretamente. Se você executá-la bem, você vai conseguir diminuir o seu tempo de estudo e evitar o estresse. E sobrando um tempinho, você vai ter mais tempo para lidar com as coisas que acontecem lá fora. Evitando o estresse vai permitir que você viva de uma forma mais equilibrada. Se você conseguir não mais se preocupar com os seus estudos e não ficar exausto, você vai ter mais tempo para a sua família, seus amigos, seu cachorro, etc.

Passos

  1. Escolha uma tarefa/tópico de estudo
  2. Ajuste o temporizador para 25 minutos (1 pomodoro)
  3. Estude até que o temporizador desperte
  4. Faça uma pausa de 5 minutos
  5. Repita os primeiros 4 passos de três a quatro vezes
  6. Faça uma pausa de 15 minutos

1 – Escolha uma tarefa

Este passo é relativamente simples. Escolha uma tarefa ou tópico de estudo da sua lista que você quer trabalhar. É preferível que você escolha as tarefas maiores ou mais importantes primeiro, que é quando você possui mais energia para gastar. Desta forma você evita ter que estudar um tópico espinhoso e complicado quando você já está cansado.

2 – Ajuste o temporizador para 25 minutos

Você pode usar um temporizador físico, igual a esses que algumas pessoas têm na cozinha, pode usar o temporizador que vem junto com o seu celular. Ou ainda, você pode utilizar um app criado especificamente para esta técnica que é o Focus To-Do: Pomodoro Timer & Task List Organizer, você pode baixá-lo gratuitamente para Android e iOS. Ajuste o temporizador para 25 minutos e que comecem os trabalhos. Simples assim.

3 – Estude até que o temporizador desperte

Nesta etapa será somente você e seus estudos, então mãos à obra. Estude até que o temporizador desperte. Se você terminou uma tarefa, risque-a da lista. Caso contrário, faça uma marcação ao lado da tarefa que você ainda não concluiu, assim você sabe quanto tempo levou para concluí-la. Retome a tarefa incompleta e tente finalizá-la dentro do próximo ciclo de 25 minutos. 

4 – Faça uma pausa de 5 minutos

Depois que você trabalhou duro e manteve o foco nas suas tarefas pelos 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos, não mais, nem menos. Evite atividades que possam forçá-lo a querer estender a sua pausa curta, como entrar no YouTube, Pinterest ou outras redes sociais. E também evite trabalhar ou estudar durante a sua pausa. Essas pausas foram implementadas nesta técnica por uma razão. Se você pular as suas pausas, pode começar a ficar mentalmente cansado. Algumas coisas que você talvez consiga fazer durante a sua pausa de 5 minutos incluem: ouvir uma música, organizar a sua mesa, fazer um pouco de exercícios, ir pegar uma bebida, ou até mesmo ir ao banheiro.

Dicas Bônus

  1. Antes de começar, defina por quanto tempo você quer estudar ou trabalhar nos itens da sua lista;
  2. Durante o período de estudo, é importante que você se comprometa em estar focado;
  3. Caso alguma outra tarefa, ou distração surgir dentro deste período, anote como um novo item ao final da sua lista;
  4. As pausas são importantes para que o seu cérebro comece a entender que todo o esforço feito durante o período de estudo, são devidamente recompensados.

Conclusão

Lembre-se de ser paciente, você não vai se transformar no Senho Produtividade em uma semana. Você talvez não consiga completar todos os pomodoros, algumas vezes simplesmente você não vai conseguir. Mas está tudo bem. Todo mundo comete erros, então quando você cometer um deslise, apenas siga em frente. Se você continuar focado e estudando após todos os seus erros, você vai conseguir terminar tudo na metade do tempo que você levaria sem o uso da técnica. E lembre também de tirar um tempo antes de começar para planejar as suas tarefas ou seu roteiro de estudos. Pode ser na noite anterior, ou até mesmo já no momento de começar a estudar, mas o planejamento precisa ser feito. Depois de terminar os seus estudos ou as suas tarefas, tire um tempo para revisar o que foi estudado e o que não foi e então planeje o próximo dia. Se você não quiser gastar papel e caneta, pode organizar a sua lista usando as Notas Autoadesivas que vem junto com o Windows. Pode usar também aplicativos como o Google Keep, Asana, Todoist, Any.Do, Accomplish, Google Agenda.

Por que o nome da técnica é Pomodoro?

A técnica foi nomeada após seu autor Francesco Cirillo tê-la aplicado pela primeira vez utilizando um cronômetro em formato de um fruto peculiar chamado tomate (“pomodoro” em italiano significa “tomate”). Sim, caro leitor, se você não faltou às aulas de Biologia do ensino fundamental, saberá que o tomate é de fato o fruto do tomateiro.

Este artigo é uma adaptação livre do artigo The Pomodoro Technique | A Productivity Guide e também baseado nas experiências do autor ao aplicar esta técnica.

Top