Profissão Entretenimento

Òrun Aiyê – Animação Brasileira Conta a Criação dos Mundo pelos Orixás

A Bahia é, sem dúvida, o coração da cultura afro-brasileira e é de lá que vem uma animação nacional apaixonante, o curta Òrun Aiyê contara a história da criação do mundo pelos orixás do Candomblé. Assista aqui o trailer:

O curta de 12 minutos em stop motion foi dirigida por Jamile Coelho e Cintia Moreira, com o roteiro de Thyago Bezerra, e levou 455 dias e 45 profissionais trabalhando na produção. Em entrevista ao site Por dentro da África, Jamile Coelho conta: “Precisamos identificar nossa história, legado, cultura. Quando trabalhamos com animação, estamos mexendo com o subjetivo, com a criatividade. Quando o roteiro chegou até nós, esse legado nos tocou profundamente”

Aqui você pode ver um pouco de como foi a produção de Òrun Aiyê:

O curta foi lançado em 2015 e participou de diversos festivais de cinema, como o Anima Mundi, Afro Film Festival, Festival Latinidades Afrolatinas, Festival Internacional Brasil Stop Motion, e foi premiado como melhor animação no Silicon Valley African Film Festival, melhor direção de arte no Festival de cinema de Três Passos e melhor filme pelo júri popular no Festival de Cinema Baiano!

Você pode conhecer mais sobre Òrun Aiyê: A Criação do Mundo nas redes sociais oficiais, Facebook e Instagram.

Fontes: Por dentro da África e Afreaka

Top