Dicas de Estudo

Os 10+: Documentários sobre arte

Documentários sobre arte! Essa é a nossa lista 10+ para você! Anteriormente já recomendamos os Cinematics de Games, os Making of de Animação e os Making of de efeitos práticos. É claro que é muito difícil listar apenas 10 documentários, por isso fizemos uma lista bem variada para agradar todos os gostos. E se você quer listar outros documentários comenta lá em baixo!

1. INDIE GAME: THE MOVIE (2012)

Este documentário vencedor de Sundance, é primeiro longa-metragem documental sobre como fazer games. Conheça os desenvolvedores de jogos indie, que sacrificam dinheiro, saúde e sanidade para realizar seus sonhos ao longo da vida de compartilhar suas visões com o mundo. Disponível no Netflix, o documentário explora a vida de desenvolvedores dos maiores sucessos de indie game da última década.

 

02.INGE DRUCKREY: TEACHING TO SEE (2012)

O título deste filme é auto-explicativo: Ingre Druckrey ensinou durante anos para ver as formas de uma maneira diferente: e a prova são as entrevistas com seus estudantes, designers estabelecidos hoje. É um filme altamente inspirador de muitos pontos de vista:  desenho, tipografia, do pensamento criativo ao design.

 

03.DREW: THE MAN BEHIND THE POSTER (2013) 

Conheça Drew Struzan! Artista responsável pelos cartazes de filmes como Indiana Jones, De Volta para o Futuro e Star Wars. Você conhecerá mais sobre a cada vez mais rara arte dos pôsteres feitos à mão, contado através de entrevistas de George Lucas, Guilhermo del Toro, Steven Spielberg e muitos outros artistas.

 

04.THE GREAT ARTISTS – MANET (2006)

Manet foi um dos mentores do Impressionismo. Conheça a vida e as obras desse grande artista que teve seu quadro recusado nos grandes salões de arte, entenda seu uso de cores e sua relação com os artistas do impressionismo. The Great Artists é uma admirável série sobre a vida, a época e a obra dos grandes mestres da pintura.

05. AI WEIWEI – NEVERSORRY (2012)

Artista e ativista social, Ai Weiwei é o mais famoso artista internacional da China, é conhecido por desafiar publicamente o governo chinês,contra o cenário de censura rigorosa e um sistema jurídico, Ai se expressa e organiza as pessoas através da arte e mídia social. Em resposta, as autoridades chinesas fecharam seu blog, foi espancado, demoliram seu estúdio recém-construído, e foi submetido a uma detenção secreta na China. O documentário aborda sua vida e convida o espectador a conhecer seu estúdio e filosofia.

 

06.LIXO EXTRAORDINÁRIO (2010)

Conheça a vida de Vik Muniz, nascido na favela, ascendeu ao estrelato no mundo das artes nos anos noventa por suas imagens de retratos de artistas recriadas e reusadas, usando materiais como açúcar, pasta de amendoim ou calda. Recentemente, trabalhou em um projeto de dois anos com catadores de lixo do Jardim Gramacho,maior depósito de lixo do mundo, para capturar suas imagens através de composições feitas com lixo coletado.

 

07.TIM’S VERMEER (2014)

Tim Jenisonfundador da NewTek, empresa que desenvolveu a LightWave 3D, tenta resolver um dos maiores mistérios da arte. Fascinado com o mestre holandês do século XVII pintor Johannes Vermeer. Tim examina na pintura especial “A aula de música”, que tem uma quantidade surpreendente de detalhes.Tim finalmente chega à conclusão de que Vermeer usada uma variedade de dispositivos ópticos (espelhos, câmara escura, lentes), e para testar sua teoria, ele decide recriar o quadro. Você precisa ver por si mesmo como tudo se desenrola.

 

08.WOMENARTREVOLUTION (2011)

Por meio de entrevistas raramente vista de arquivos de vídeo de artista, historiadoras, críticos e curadores, conheça o grupo WomenArtists in Revolution (WAR), dos anos 70, o grupo tinha o intuito de driblar a exclusão de artistas mulheres em exibições de museus, arte de jornais, literatura e documentação histórica. O documentário Women Art Revolution revela como o Movimento de arte feminista fundido com o discurso livre e arte política livre transformou radicalmente a arte e a cultura dos nossos tempos –  uma história que precisa ser contada e recontada. 

 

09.O PODER DA ARTE – BERNINI (2006)

Um dos escultores mais incríveis do barroco italiano, Gian Lorenzo Bernini. Em sua época foi considerado como o maior artista europeu, é conhecido por suas esculturas de mármores, de tamanho natural com muitos detalhes, gestos, expressões faciais que manifestam uma dramaticidade sem limites, além de suas obras o documentário da BBC fala sobre sua conturbada vida.

 

10.THE GREAT ARTISTS –  DELACROIX (2006)

Eugène Delacroix  é considerado o maior pintor do romantismo francês, introduziu o romantismo na pintura, equilibrando-se entre a lealdade ao mundo clássico e a urgência em exprimir seus sentimentos e produzindo obras absolutamente originais.

Top