Dicas de Estudo

10+ Efeitos Práticos do Cinema

Uau! Nós da R.evolution adoramos listas! Já sugerimos os 10+ making of de efeitos visuais e também os 10+ making of de animação! Agora é a vez dos efeitos especiais, aqueles efeitos práticos como maquiagem, explosão, criação de cenários, explosões, etc.

Alguns dos efeitos você não vai acreditar que não é CGI! É de explodir a cabeça!

01. AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON (1981)

Umas das transformações de homem para lobisomem mais conhecidas do cinema, esta cena envolve maquiagem e efeitos práticos. O maquiador e especialista em efeitos visuais, Rick Baker é uma lenda do terror de monstros realistas, foi premiado sete vezes no Oscar por melhor maquiagem e indicado doze vezes. O filme Um lobisomem Americano em Londres além de ser um dos filmes clássicos do gênero terror e humor negro mais marcantes dos anos 80 tem efeitos incríveis, com prostéticos e maquiagens que aparentam ser reais!

 

02. AI: ARTIFICIAL INTELLIGENCE (2001)

Neste  vídeo podemos ver o animatronic do guarda de segurança do filme AI: Inteligência Artificial. Animatronic são robôs, bonecos ou fantoches mecanizados para que parecem ter vida. Podemos ver o robô do vídeo quando o  jovem herói robótico do filme, David (Haley Joel Osment)conhece o gigolô  Joe (Jude Law), logo em seguida testemunham um caminhão de lixo despejar peças de outros robôs na floresta. Uma cena aterrorizante quando o robô-guarda se arrasta em pedaços pelo chão.

Uma curiosidade: Este animatronic, criado por Eric Fiedler,  teve as mesmas feições de Stan Winston, o maior supervisor de efeitos visuais

 

03. JURASSIC PARK (1993)

Para este filme foram criados vários dinossauros, incluindo o mais famoso T-Rex da história do cinema. O dinossauro foi feito em látex e precisou criar uma abordagem inovadora de mecânica para o animal se tornar eletronicamente animável. Neste vídeo narrado por Allan Scott e Lindsay MacGoawan, co fundadores da Legacy Effects, revelam as técnicas de fabricação e o processo por trás do maior e mais icônico personagens de efeitos práticos da história.

 

04. ALIENS VS PREDATOR (2004)

Os filmes da franquia sempre foram um exemplo no suspense. A tensão é criada pela trilha sonora e iluminação no ambiente, mas também tem vários efeitos práticos incríveis. Neste vídeo podemos ver a rainha alien e seus primeiros movimentos, que foram refinados para se tornar crível dentro do filme. Você precisa conferir o vídeo e ver que a rainha alien é realmente assustadora!

Menção honrosa: Não podemos deixar de citar o filme Alien – o oitavo passageiro e a cena clássica do nascimento do Alien,  um clássico no cinema.

 

05. LORD OF THE RINGS (2001)

A trilogia é uma das maiores adaptações já feitas do cinema, principalmente quando falamos de efeitos. Apesar de não serem tão famosos quanto os efeitos em CGI, o filme é marcado pelos efeitos práticos , como maquiagens e construções, mas o maior deles é a exploração da perspectiva forçada (ou falsa) que distorce o tamanho dos hobbits perto de outros personagens. O diretor, Peter Jackson, usa diferentes ângulos, distancia e objetos de tamanhos diferente para dar o efeito de ilusão de ótica nos espectadores.

 

06. INCEPTION (2010)

O filme A origem, dirigido por Cristopher Nolan, vencedor de quatro Oscar, incluindo melhores efeitos visuais, mas o filme não é apenas com computação gráfica, uma das cenas mais conhecidas, a cena do corredor é mostrada no vídeo a seguir, a estrutura que gira 360 graus de verdade criando o efeito de gravidade zero, forçando os atores a movimentar com o cuidado redobrado e coreografia marcada, eles estava ligados por fios a carrinhos de aço, esta cena demorou três semanas para ser finalizada.

 

07. 2001: A SPACE ODYSSEY(1968)

Era 1966 quando Stanley pediu para que o supervisor de efeitos especiais Douglas Trumbull, criasse a cena em que o Dr. David Bowman viaja pelo espaço tempo e renasce como uma Star Child. Vale lembrar que esse pedido surgiu em 1966, 11 anos  antes de Star Wars e 6 anos antes de o Homem tirar a primeira foto da terra “The Blue Marble na missão Apolo 17”.Esse vídeo do canal FilmakerIQ mostra como foi realizado o efeito SlitScan do filme 2001:Uma Odisséia no Espaço.

Observação: E tem gente que acha Interstellar inovador, imaginem como foi para o publico ver esse filme em 1968.Eu provavelmente teria saído pirado do cinema.

 

08.STAR WARS (1977)

Os artistas da Industrial Light and Magic criaram milhares de miniaturas, sets e props. Neste vídeo podemos ver os Matte Paintings de Star Wars. Matte Painting é uma representação ou pintura de paisagem, set, ou localização que permite criar a ilusão de que o ambiente é real, mas que na pratica seria impossível ou caro. Atualmente,  é comum ser feito através da composição digital, mas antes era comum ser pintado um fundo ou criado diretamente na película.

 

09.THE THING (2011)

Um filme de terror incrível, que ficou marcado pelos efeitos especiais e maquiagem.  A criatura que poderia assumir a forma de qualquer coisa viva era um animatronic que exigiu muito da equipe de maquiagem e efeitos! No vídeo abaixo podemos ver  como o monstro foi trazido para as telas.

 

10. MAD MAX (2015)

De volta à Valhalla. Já falamos desse filme incrível em nosso primeiro post de “Os 10+”. Nesse Making of vemos um pouco do processo de criação do filme e das incríveis cenas de efeitos especiais, para você que achou que era tudo CGI, pode esquecer. O mundo de Mad Max é real e 80% do que você vê no filme é criado com efeitos práticos.

 

• • •

Quer aprender a fazer esculturas 3D de criaturas? Vem conhecer nosso curso de Design de Criaturas no ZBrush!

Quer aprender a fazer modelagens 3D em Maya? Vem conhecer nosso curso de Modelagem 3D!

Top