Dicas de Estudo

Os 10+: Making Of de animação

Este é o tipo de lista que dá aquela nostalgia ao lembrarmos dos filmes que nos encantavam na infância e que, ao mesmo tempo, desmitifica os universos que acreditávamos serem tão reais quando quando éramos pequenos. Além disso, é conhecer o backstage das obras pra ter uma maior consciência de que a produção de uma animação envolve muitos profissionais e ter um pouquinho da dimensão do trabalho realizado.

1. A Bela e a fera

É obvio que um dos mais encantadores da Disney tinha que estar na nossa lista! Neste documentário, o animador Glen Keane conta como o ele, produtor Don Hahn e os animadores se mudaram para Londres para trabalhar com o diretor, Richard Purdum, e como isso influenciou a animação, tornando-a mais séria (sábia decisão: o longa acabou sendo a primeira animação a ser indicada ao Oscar de melhor filme).

 
2. O Estranho Mundo de Jack

Além de vermos um Tim Burton novinho, esse making of conta como os animadores trabalharam intensamente no stop-motion, tendo que animar 24 frames por segundo (ou seja: em cada segundo da animação foram necessárias 24 fotografias para capturar o movimento dos personagens). O longa-metragem de 1993, demorou três anos para ser produzido e conta com 110 mil quadros e 76 minutos de filme.

3. O Menino e o Mundo

Descubra como surgiu o longa-metragem “O Menino e o Mundo”, dirigido por Alê Abreu e indicado ao Oscar em 2016. Neste making of podemos ver os diários que o autor fez ao longo dos anos de produção do filme e também o processo de animação que teve pouco material digital e muita mistura de elementos do desenho e da pintura tradicional.

4. Boxtrolls

Produzido pelo estúdio Laika, reconhecido por conseguir fazer três filmes (incríveis) de stop-motion em apenas cinco anos, (Coraline e o mundo secretoParanorman e Boxtrolls). O longa teve os rostos e expressões dos personagens impressos por impressoras 3D.

5. Big Hero 6

Big Hero 6 foi a primeira animação da Marvel lançada nos cinemas pela Disney (teve até participação do Stan Lee!). Neste making of você pode conferir o processo de criação do filme e dos personagens, principalmente do BayMax. o adorável enfermeiro inflável, em uma conversa com diretores, animadores e imagineers, os engenheiros da imaginação, dentro do estúdio da Disney.

6. Procurando Nemo

Snorkel em posição para mergulhar nessa aventura? Neste Making of temos o relato de John Lasseter, produtor executivo que pediu que todos os artistas da Disney fizessem mergulhos para conhecer o ambiente marinho e entender a dinâmica embaixo da água. No documentário também contam como ferramentas e novas tecnologias criaram todo um universo embaixo da água que parece ter gravidade e ser verdadeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=neJFuTKWzfc

7. Os incríveis

A animação de 2004 foi originalmente pensada para ser uma animação tradicional 2D mas, com o avanço das técnicas 3D, John Lasseter decidiu trazer a nova tecnologia para a Pixar juntamente com seu antigo colega de faculdade, Brad Bird. Brad comenta: “Quando John Lasster, Steve Jobs e Ed Catmull me propuseram a direção do filme, eles disseram: Estamos preocupados em estar virando  conformistas, queremos que você venha e dê uma sacudida.” Neste documentário podemos ver toda a genialidade do diretor.

8. Como Treinar Seu Dragão

Este é um making of de How to Train Your Dragon focado no processo de criação do filme. Você verá entrevistas, storyboards, artes conceituais e animações CGI. É muito interessante porque, assim como em Procurando Nemo, todos os animadores tiveram que frequentar aulas em uma escola de aviação para manter um realismo ao empregar a física corretas durante as cenas de voo.

 

9. Wall-E

Wall-E foi produzido em 2003 é um longa-metragem com pouquíssimos diálogos na maior parte do filme. Neste making of são discutidos os processos de criação e conceitualização dessa ideia até o produto final e também como a história é contada a partir de outros elementos como a luz, a atuação dos personagens e a música.

 

10. O Rei Leão

Por fim, uma das maiores animações da Disney! Neste making of (de várias partes) podemos ver a construção da narrativa e da criação dos personagens capturando a aparência da savana, não só visualmente, mas também através dos sons da natureza.

E aí, o que você achou da nossa lista? Quais documentários você incluiria? Vamos conversar nos comentários!

 

 

Top