Matérias Especiais

Os 10+: Trilhas Sonoras de Jogos

Vamos a um momento nostalgia?

Seja num filme, numa ocasião especial ou numa viagem, músicas são sempre um meio de desenterrar momentos gloriosos de nossas existências. Com os games, a lógica é idêntica. Há sempre aquele jogo com que nos emocionamos, nos empolgamos e do qual jamais esqueceremos justamente por causa de sua trilha sonora tão singular.

Para falar do assunto, trouxemos um profissional da área: Victor Hugo Harmatiuk fez a seleção das 10 melhores trilhas sonoras de jogos.

01. Chrono Trigger

Yasunori Mitsuda, um dos principais compositores para a trilha sonora da série, foi capaz de criar uma das trilhas sonoras mais icônicas de todos os tempos, com 64 faixas e uma duração total de 2:39:52. Nobuo Uematsu, famoso pelas trilhas sonoras da série Final Fantasy, também teve participação ao compor 10 faixas. A trilha de Chrono Trigger é tranquila e serena (ótima para estudar), indicada pra quem quer ficar de boa.

 

02. Final Fantasy VII

É dificil escolher apenas um jogo específico da franquia Final Fantasy pra ficar na lista, mas Final Fantasy VII foi, com certeza, um dos mais reconhecidos de todos. Nobuo Uematsu é o principal compositor da série e fez um excelente trabalho. A trilha é marcante em todas as etapas, dos momentos mais serenos aos mais tensos. Pra quem já jogou, é fácil ter calafrios ao escutar a trilha, que traz à memória cada cena da aventura e é grande responsável pela emoção provocada pelo jogo.

 

03. Super Metroid

Quem gosta de Alien: O oitavo passageiro vai perceber que a trilha sonora de Super Metroid é basicamente a tradução do filme pro formato 16-bit, no Super Nintendo. Composta por Kenji Yamamoto e Minako Hamano, a trilha contém remixes de trilhas anteriores da série.

 

04. Top Gear

Uma das melhores trilhas sonoras para jogos de corrida. A trilha de Top Gear foi composta por Berry Leitch e contém remixes de músicas da série Lotus, que antecede Top Gear e foi criada para plataformas anteriores ao Super NES, como Amiga e Commodore 64. Uma curiosidade interessante é que, durante a trilha sonora, em certo momento, o locutor informa ao jogador que a música está no formato stereo, de 2 canais.

 

05. Hotline Miami

Se você nunca usou drogas, nem precisa tentar. A trilha sonora de Hotline Miami é um mix de música eletrônica pesada e chillout que vai te colocar dentro da cabeça deturpada dos personagens da série. A trilha contém faixas de grupos como El Huervo, M.O.O.N. e Scattle. Se quiser começar a entrar no clima, indico Horse Steppin, da banda Sun Araw.

 

06. GTA

A seleção de músicas nas rádios da série GTA sempre foi excelente — sem contar o conteúdo criado exclusivamente para o jogo, como comentaristas, comerciais e referências a fatos ocorridos e influenciados pelo jogador. As estações normalmente são compostas pelos gêneros musicais clássicos, além de alguma outra que remete ao tema do jogo ou nacionalidade do personagem principal. A playlist de rádios do GTA deve estar entre as favoritas de muita gente.

07. World of Warcraft

Bom, eu poderia dizer que todas as trilhas sonoras vindas da Blizzard são boas, de Warcraft III a Hearthstone. Mas a trilha de World of Warcraft está, com certeza, entre uma das coisas mais épicas escutáveis! Se a intenção é ter arrepios a níveis de fantasia medieval, aconselho começar ouvindo a faixa Seasons of War, no volume mais elevado possível — de preferência nos fones de ouvido, para não atrapalhar possíveis transeuntes.

 

08. Command and Conquer: Red Alert

Command and Conquer é a franquia mais caricata que já vi. Na Rússia comunista contra a América do Norte capitalista, até ursos são usados em batalha, e a trilha sonora não podia ser mais apropriada. Frank Klepacki compôs para a série o que podemos classificar como metal industrial. Se quiser um gostinho do que é essa trilha, tente começar por Hell March.

 

09. Bastion

A trilha de Bastion, junto com o narrador que acompanha o jogador, provoca uma sensação tão intensa que é difícil não se emocionar, seja nos créditos finais ou, até mesmo, durante etapas do jogo. Não sei muito mais o que dizer, a não ser que você PRECISA escutar a música Build That Wall (Zia’s Theme) – Bastion [OST].

 

10. Team Fortress 2

Ok, aqui admito que fui meio longe: Team Fortress 2 não tem exatamente uma trilha sonora porque é exclusivamente multiplayer, além de não ter “cenas” ou “storytelling” suficientes pra conter uma trilha propriamente dita. Por isso, ele fica aqui no último lugar, o que não tira seu mérito. As músicas produzidas pela Valve Studio Orchestra para os vídeos de apresentação de personagens, updates do jogo e até mesmo para o menu inicial são excelentes. Pra quem joga TF2 e nunca teve a curiosidade, sugiro procurar a trilha e dar uma escutada, pois é impressionante.

 

Faltou alguma música nessa lista? Mande para a gente nos comentários! <3

Top