Dicas de Estudo

10 Making Ofs de grandes produções para você assistir no Youtube

Ah, essa terra de leis diferenciadas que é a internet: às vezes a gente esquece do tanto de conteúdo (de graça) que está disponível nos blogs, nas páginas nos canais e acaba perdendo tempo. Um tanto de documentário bom rolando nos youtubes da vida e a gente nem se dá conta… Para que isso não aconteça mais (ou pra que aconteça com menos frequência, pelo menos) fizemos uma lista com vários making of dos filmes de efeitos especiais mais queridinhos da galera. Além dos filmes, a lista também conta com duas indicações de canal pra quem curte as boas explosões, cenas de guerra e de carros se transformando em robôs. Precisa de mais? É só apertar o play e se deixar levar pela magia que os efeitos visuais podem nos proporcionar:

 

  1. O Hobbit: a Desolação do Smaug

Para começar com pé direito, o nosso número 1 é um making of de 5 horas! Apesar do filme ter gerado uma série de controvérsias (principalmente se a gente compara a trilogia com O Senhor dos Anéis), o making of do filme é incrível porque mostra o processo de design do Smaug, o dragão mais digitalmente louco que apareceu nas telas dos cinemas nos últimos anos, e também o processo de criação de Laketown.

 

  1. MadMax: Fury Road 

Nosso número 2, o filme mais visceral do ano e a mais recente estrela do Oscar, mostra um pouco do processo de criação dos carros e dos efeitos utilizados nas cenas (incrivelmente, não tem tanto cgi como se poderia pensar num primeiro momento) do universo distópico de Mad Max. Ou seja, uma viagenzinha à Valhalla. Testemunhem! 

 

 

  1. The Matrix

Se você é que nem eu e adora o primeiro The Matrix, também vai adorar nosso número 3. Lembre, essa é sua ultima chance e depois disso não existe volta. Se você tomar a pílula azul os making of maneiros acabam e você vai acordar em sua cama e acreditar no que você quiser. Se você escolher a pílula vermelha, é melhor você se preparar porque depois tem mais 7 behind the scenes insanos. Qual pílula você vai escolher? 

 

 

  1. Avatar

Você pode até dizer que o roteiro é Pocahontas demais, mas não dá pra negar que experiência visual que Avatar proporciona é pra lá de única. Então, nosso número 4 é para aqueles que estão com uma baita saudade de Pandora! Se você ainda não sabe, James Cameron está, neste momento, preparando mais três sequências desse universo lindo… tem maneira melhor de aquietar os ânimos que assistindo ao making of dos Navi mais amados deste e dos outros mundos? 

 

 

  1. Iron Man

Mais rico que o Batman? AC/DC aplicado no cinema como nunca se viu? Nosso número 5 mostra como é que Robert Downey Jr incorporou o herói mais mimado da Marvel e que fez com que os filmes de quadrinhos ganhassem o espaço gigante que têm hoje (não, meus caros, não foi o Homem Aranha que fez isso, sinto informar). 

 

 

  1. Star Wars 

Para aqueles que dizem que Star Wars é muito pewpewpew, taí um balde de água fria (ou de efeitos especiais) que prova o contrário. O sexto making of escolhido conta detalhes sobre a criação da saga original de Star Wars. Bom pra quem virou fã agora conhecer, bom pra pra quem já é fã há tempos descobrir muito sobre o processo de criação desse mundo. 

 

 

  1. Star Wars Episode III: Revenge of the Sith 

Não tinha nem terminado de ler sobre o último documentário e já tava achando que eu ia esquecer dos prequels, né? Jamais. Nosso número 7 é um making of de meia hora sobre a produção dos efeitos em computação gráfica do episódio III, A Vingança dos Sith. 

 

 

  1. Star Wars Episode VII: The Force Awakens  

E os documentários não param! Mais Star Wars pros nerd pirarem. Nosso oitavo lugar vai pro The Force Awakens, com um breakdown dos efeitos visuais do episódio 7. 

 

 

  1. Canal da ILM

Transformers, Rango, Pacific Rim, Tomorrowlande, Jurassic World, Noah, Star Trek, Capitão América… e não para por aí. No Canal da ILM você pode assistir a vídeos curtos que mostram a construção das cenas com efeitos especiais mais marcantes nos filmes que amamos. 

 

 

  1. Canal da Weta

Todos os detalhes de O Planeta dos Macacos e dos primeiros filmes de O Hobbit? Exatamente! Tudo no canal da Weta Digital. 

 

E aí, o que você achou da nossa lista? Quais documentários você incluiria? Vamos conversar nos comentários! 

•••

Você se interessa por efeitos visuais e gostaria de aprender mais sobre eles? Na Revolution nós oferecemos uma série de cursos de artes digitais para você também ter o conhecimento para criar seus universos! Olha só: 

 

Top