Dicas de Estudo

Reckless Deck: evolua sua criatividade

Quantas vezes você abriu aquele novo arquivo do Photoshop em branco ou pegou seu sketchbook e um lápis para começar criar alguma coisa, mas não sabe o que fazer e se pergunta “O que eu deveria desenhar?”. Atualmente a vários meios de impedir aquele block criativo, um deles é o Reckless Deck.

O ilustrador Clark Huggins, durante seu dia a dia, sentiu a necessidade de criar as cartas para seu próprio uso em seu trabalho, para melhorar o seu processo criativo. Mais tarde, ele percebeu que as suas cartas poderiam ajudar outros artistas também e então decidiu transformar seu pequeno projeto pessoal no incrível Reckless Deck. O projeto foi lançado em 20 de março de 2017.

Reckless Deck é um baralho de criação de personagens: 72 cartas individuais, divididas em seis categorias em quatro gêneros.  Basicamente, Reckless Deck é um randomizador, um gerador de ideias para artistas, escritores, cosplayers e gamers.

A série Reckless Deck gera infinitas combinações das melhores imagens de Fantasia, Sci-Fi, Horror e Steampunk, permitindo que você crie personagens e ambientes originais. Ele cruza descaradamente as linhas que separam um gênero do outro, batendo espadas e escudos junto com a tecnologia futurista, e o mundo de elegantes cartolas com cientistas malucos, matadores mascarados e magia negra. 

No final das contas, os resultados acabam sendo sempre inusitados, cabendo ao artista imaginar estas combinações e fazê-las funcionar.

O Reckless Deck Volume 1 e o Volume 2 possuem Seis Categorias de armas, figurinos, acessórios e atributos que definem os personagens permitem que você construa um suprimento infinito de personagens totalmente originais.

Você deve estar se perguntando “Isso realmente ajuda a criar um personagem?”. Veja abaixo alguns trabalhos de Robyn Jamieson em que ele utilizou o Reckless Deck:

Quer ver mais personagens feitos com ideias do Reckless Deck? Que tal o próprio criador do baralho Clark Huggins mostrando como as cartas podem ajudar abaixo:

“Como as cartas funcionam?”

Existem 4 gêneros: Sci-Fi, Fantasia, Horror e Steampunk que são diferenciados pelos símbolos mostrados acima. O Deck tem 6 categorias no total, cada uma com objetivos diferentes para ajudar a criar seu personagem. Veja as categorias abaixo:

  • Intrinsic Nature/Natureza intrínseca: As características fundamentais ou a essência do personagem. As chances são de que, se você estiver lidando com a categoria da natureza intrínseca, estará potencialmente em vias de criar um personagem não humano.
  • Modifications/Modificações: Recursos localizados ou alterações no corpo do seu personagem.
  • Weapons/Armas: Armas, lâminas ou outros instrumentos de combate usado pelo seu personagem.
  • Costumes/ Roupas: Qualquer roupa ou equipamento de proteção que seu personagem usa.
  • Acessories/ Acessórios: Objetos, itens pessoais ou equipamentos que seu personagem carrega.
  • Reinvention/ Reinvenção: Reimagine um personagem pré-existente de ficção, filmes ou TV, quadrinhos ou videogames. A reinvenção é um ótimo momento para tentar uma troca de estilo, uma troca de gênero ou uma troca de personalidade, bom / mau em um personagem que você conhece.

“Como começar a usar as cartas?”

O baralho foi feito em formato semelhante a jogos de carta, então tem várias maneiras de você iniciar sua criação:

  • The Trinity – Embaralhe o baralho completo e escolha aleatoriamente três cartas. Use esses três elementos de design para começar a criar um personagem. 
  • The Sampler – Separe as categorias uma da outra. Escolha um cartão de cada categoria e use todos elas em seu conceito. 
  • The Creature Feature – Separe os cartões Natureza Intrínseca. Comece com um desses – sabendo desde o começo que você está fazendo um personagem não humano: monstro, animal, humanoide, etc.
  • The Cherry Picker – Pegue várias cartas aleatoriamente, em seguida classifique o baralho com a face voltada para cima. Procure pela carta que chama sua atenção e então faça uma combinação.
  • The World Builder – Escolha qualquer forma de jogar acima e desenhe um conjunto de personagens vivendo no mesmo mundo. Um rei, sua rainha e seu cavaleiro. Um general, um tenente e um soldado de infantaria. Um herói ou heroína, seu ajudante e seu arqui-inimigo.

“Ta mas as cartas só servem para fazer personagem?”

Se você gosta de fazer cenários o Reckless Deck: WORLDS seria sua melhor escolha.

Reckless Deck: WORLDS  ajuda você a criar seus ambientes de fantasia, jogos e construção de mundo. Ele possui seis novas categorias que dão a você os blocos de construção para criar ambientes, paisagens e mundos de fantasia e de ficção científica totalmente originais para os seus personagens habitarem. As opções vão desde o ecossistema ao clima, a hora do dia, características estruturais ou topográficas, e até mesmo o nível ou tipo de tecnologia usada pelas culturas que podem viver lá.

“Meu irmãozinho de 9 anos também gostou das cartas o que eu faço?”

Sim existe um baralho especial para crianças criativas também.

Reckless Deck: THE APPRENTICE PACK é um baralho voltado à diversão das crianças. Seis categorias de cartas que trazem o melhor da ficção científica, fantasia, super-heróis, mitologia e folclore diretamente para os projetos criativos das crianças. O conteúdo e o design são feitos especialmente para crianças e traz horas de diversão para criar sozinho ou em grupos de amigos.

O Reckless Deck também tem expansões que podem ser utilizadas com os outros baralhos do volume 1 e 2. As expansões são:

  1. Pós-apocalíptico,
  2. Explorador Steampunk,
  3. Lendas Urbanas,
  4. Deuses e Monstros,
  5. Super heróis,
  6. Explorador de Dungeons,
  7. Floresta Sombria,
  8. Pais das Maravilhas,
  9. Marinheiros Interestelares,
  10. Lovecraftiano,
  11. Civilizações.

E ai se interessou em ter o seu? Visite a loja online e adquira o seu.

Top