Profissão Entretenimento

Saiba tudo sobre o Anima Fórum!

Já falamos bastante nas últimas semanas sobre o Festival Anima Mundi, que aconteceu entre os dias 17 a 21 de julho no Rio de Janeiro e de 24 a 28 de julho em São Paulo, que é considerado o maior festival de animação da América Latina e, além de ser um grande incentivo para a animação nacional e um modo de torná-la cada vez mais acessível ao público, também é uma grande oportunidade para os profissionais da área divulgarem seu trabalho e conhecerem mais sobre o mercado e os outros profissionais que estão produzindo!

O Anima Fórum é um dos painéis do evento, que acontece todos os anos desde 2007, exclusiva para animadores, estúdios, e outros profissionais da área, tanto nacionais quanto internacionais, com diversas palestras, mesas redondas e a palestras masterclasses. O Fórum acontece exclusivamente durante o evento em São Paulo e a participação é apenas com inscrições prévias, com inscrições limitadas.

O que esperar do Anima Fórum?

Além de todo o networking que o evento proporciona entre os participantes, também é um dos melhores momentos para entender e se atualizar da situação em que o mercado de animação tanto no Brasil, quanto no exterior. 

Divididos em três grandes áreas de debate, todos os eventos dentro do Anima Fórum são relacionados ao mercado, que trata dos assuntos relacionados ao cenário da animação nacional, seu potencial, desafios e oportunidades de trabalho, o profissional, abordando questões técnicas e artísticas da animação, trabalho em equipe e a troca de experiências entre os participantes, e a obra, falando um pouco sobre trabalhos importantes e o porque dessa relevância, estudos de caso e também alguns aspectos mais artísticos e técnicos no mercado.

Na edição de 2018 do anima fórum, um dos destaques da programação foi a roda de conversa “Avaliação dos mecanismos de financiamento da animação brasileira”, com Christian de Castro, diretor-presidente da ANCINE, e Fernanda Farah, gerente do Departamento de Cultura do BNDES, entre outros profissionais, para uma conversa mais aprofundada sobre como funcionam e os resultados que estamos tendo com o financiamento de projeto de animação nacional, em que as políticas nacionais relacionadas a isso ainda não são tão consistentes.

Desde a criação do painel, são feitos e divulgados gratuitamente um material sobre cada edição, então você pode saber mais sobre o que rolou nesse bate papo e em um resumo de tudo o que aconteceu em todas as edições do Anima Fórum aqui! 

Confira um pouco do que rolou da edição de 2019!

A edição de 2019 do Anima Fórum aconteceu entre os dias 24 e 27 de julho, na cidade de São Paulo, e contou com dezenas de oportunidades para aqueles que estão começando na área.

A maior atração, a masterclass, foi ministrada por Paulo Muppet, sócio fundador do Estúdio Birdo, com o tema Biologia e Animação, em como podemos pensar uma animação considerando conceitos científicos da biologia? Como isso pode influenciar no design das personagens? Entre outras tantas questões que o tema abrange.

Outra atração foi o Anima Coaching, que aconteceu pelo segundo ano durante o evento. É o momento em que profissionais da animação estarão à disposição dos inscritos para uma pequena consultoria de projetos. Os melhores projetos avaliados tiveram a oportunidade de participar do Laboratório Boutique Filmes, uma experiência de dois dias para desenvolver e concretizar melhor suas ideias!

Os consultores que participaram desta edição foram Adriana Oda (Maurício de Souza Produções), André Meirelles Antunes (Elo Company), Camila Luppi (Nat Geo Kids), Daniela Vieira (Netflix), Ericka Gavinho (Gavinho advogados), Flávia Ribeiro da Luz (Boutique Filmes), Marina Filipe (Cartoon Network), Teresa Rego (USP).

Entre os palestrantes e participantes dos bate-papos do evento, estavam Cesar Coelho, Fernanda Cintra, Reynaldo Marchesini, Ricardo Meirelles Samuely Laurentino, entre dezenas de outros profissionais, em palestras como “Como a animação auxilia marcas a tratar de questões de impacto social”, “Animação por Mulheres – Da Criação a Produção”, “Maurício de Sousa – uma jornada animada”, “Gestão de direitos: como proteger e negociar suas obras de animação”. A programação completa foi divulgada no site do Festival Anima Mundi 2019.

O relatório oficial com tudo o que rolou em todas as palestras deste ano ainda não foi divulgado, mas tivemos um gostinho da relevância no painel Anima Fórum no cenário da animação brasileira!

Top