Dicas de Estudo

Zbrush: Customizando a interface + atalhos

Os atalhos facilitam nosso trabalho e fazem a gente economizar muito tempo de produção durante a execução de projetos. Você sabia que dá pra personalizar e atribuir configurações de acordo com o seu método de trabalho particular? Não? Então a gente te ensina um passo-a-passo de como customizar sua interface do Zbrush:

CUSTOMIZANDO A INTERFACE
Sim, a interface inteira do Zbrush pode ser personalizada! Qualquer ferramenta pode ter um atalho visível na interface do software. Para fazer isso, é só ir até Preferences>Config e habilitar o botão Enable Customize. A interface vai abrir alguns espaços para que você adicione as ferramentas desejadas para a produção de um modelo dentro do Zbrush. Localize a ferramenta desejada e pressione Ctrl + Alt e arraste o botão para o lugar em que você deseja que ele permaneça na interface. Para apagar, você deve apertar Ctrl +Alt e arrastar para o canvas. Para concluir a nova interface é só selecionar na aba Preferences>Config e desligar o botão Enable Customize.

SALVANDO A INTERFACE
Quando customizamos a interface  do Zbrush é preciso salvá-la, porque na próxima inicialização ela irá voltar às configurações originais. Para salvar a interface personalizada do ZBrush, é só seguir os comandos Preferences>Config>Save Ui e assim você poderá abri-la em outro computador, mantendo as suas configurações para o Zbrush em casa e no trabalho, por exemplo. Para que a mesma interface apareça todas as vezes que você abrir o ZBrush em diferentes máquinas, no entanto, é necessário clicar em Preferences>Config>Store Config além de fazer o salvamento. Pronto! dessa maneira sua interface estará igual toda vez que iniciar o Zbrush. Para restaurar as configurações originais é só ir em Preferences> Config> Store Standart Ui.

TECLAS DE ATALHO PERSONALIZADAS
Como já falei lá em cima, você pode configurar qualquer ferramenta como um atalho no seu teclado. Pressione e segure Ctrl +Alt e clique na ferramenta da  interface você deseja atribuir um atalho (pode ser um botão, um slider ou um pallete”). Em seguida, você deve pressionar a tecla  desejada no teclado para inseri-la na interface (ou pressionar esc para cancelar e sair).

Por Default do Zbrush, o Alpha, o Stroke, o Brush, a textura e os materiais são atribuídos aos atalhos do F1 a F6 do teclado.

ATALHOS PARA BRUSH
Abra a Paletts de Brush e pressione e mantenha Ctrl +Alt e clique no Brush na paleta Brush. Escolha a tecla no teclado e clique nela para torna-la um atalho (ou pressione esc para cancelar e sair).

Os brushes já vêm com alguns atalhos por default, você pode vê-los na paleta brush + a primeira letra do brush + a letra que aparece no box em volta do brush desejado. Você também pode mudar a última letra de atalho usado para escolher um brush a partir da paleta, como a alteração do padrão B + M + T (brush: Move Topological) para o brush B + M + X: Para isso, pressione B para que apareça o pop-up de brush, clique na letra inicial do brush que deseja (por exemplo, M para o brush Move), segure Ctrl + Alt e, em seguida,clique no ícone do brush no pop-up e pressione a tecla no teclado que você deseja usar.

Pronto, agora é só personalizar a sua própria interface no ZBrush e agilizar seu trabalho!

Top